Zona da Mata

Prefeitura de Viçosa intensifica limpeza das ruas e assistência às vítimas das chuvas

O prefeito do Município, João Victor, decretou situação de emergência ainda no sábado (8)

Por Assessoria 10/07/2023 18h06
Prefeitura de Viçosa intensifica limpeza das ruas e assistência às vítimas das chuvas
Prefeitura de Viçosa intensifica limpeza das ruas e assistência às vítimas das chuvas - Foto: Severino Carvalho

Com a diminuição da intensidade das chuvas, os trabalhos da força-tarefa realizados pela Prefeitura de Viçosa foram intensificados e se concentram na limpeza das ruas e na assistência às famílias afetadas. O prefeito do Município, João Victor, decretou situação de emergência ainda no sábado (8), homologada pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas.

Viçosa registrou 37 pessoas desabrigadas e 730 desalojadas em decorrência de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de barreiras e transbordamento do Rio Paraíba do Meio. O plano de contingência foi colocado em ação já na tarde de sexta-feira (7), logo após o alerta da Defesa Civil Estadual. Desde então, as famílias recebem assistência do Município.

Nesta segunda-feira (10), equipes das secretarias de Infraestrutura e Agricultura atuaram na limpeza das ruas afetadas, principalmente no Gurganema, Rua da Bica, Pedro Barreto (Vila do Lia, Peito de Aço e Rua da Linha), dentre outras.

Estão sendo utilizados nos serviços sete caminhões-pipas, duas retroescavadeiras, dois caminhões e dois tratores.

A Secretaria de Assistência Social está distribuindo, diariamente, 500 refeições: almoço e sopa. No domingo, foram fornecidos às famílias, além das quentinhas, cestas básicas, e kits de higiene pessoal e de cobertor e colchões.

Noutra frente, atua a Secretaria Municipal de Saúde. As equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) intensificaram as ações em suas respectivas áreas. Nesta segunda-feira (10), os profissionais também realizaram atendimentos em comunidades rurais, a exemplo do Minador, Bom Jardim e Cajazeiras.

Já as equipes da Vigilância em Saúde fizeram a distribuição de hipoclorito.

Ainda no domingo (9), o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) começou a restabelecer o abastecimento no Município, que foi normalizado. O fornecimento de água havia sido interrompido um dia antes, em decorrência dos danos provocados ao sistema de distribuição.

Reunião com ministros


Na manhã desta terça-feira (11), o prefeito João Victor participa, no Palácio República dos Palmares, de uma reunião com o governador Paulo Dantas, que recebe os ministros Renan Filho, dos Transportes; Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Os ministros estarão em Alagoas para avaliar os danos das fortes chuvas que caem sobre Alagoas. O Município de Viçosa já elaborou o relatório de danos para envio à Defesa Civil Nacional e posterior liberação de recursos federais destinados à ajuda humanitária, ações de restabelecimento e reconstrução.