Educação

Aulas no CMEI do Benedito Bentes são retomadas após obras e reforço na segurança

Unidade que atende a mais de 300 crianças foi reformada depois de sofrer invasões, vandalismo, furtos e violação das cisternas

Por Secom Maceió 11/07/2023 14h02
Aulas no CMEI do Benedito Bentes são retomadas após obras e reforço na segurança
Aulas no CMEI do Benedito Bentes são retomadas após obras e reforço na segurança - Foto: Cortesia

As aulas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Maria de Melo, localizado no bairro do Benedito Bentes, retornaram nessa segunda-feira (10), após a unidade - que estava fechada para reforma - ter sido alvo de furtos e atos de vandalismo. O CMEI recebeu reparos estruturais necessários para garantir a segurança e conforto das crianças e da equipe pedagógica, possibilitando o retorno das atividades.

Mesmo ao final das obras de reforma do equipamento, iniciadas em fevereiro deste ano, o retorno às aulas precisou ser adiado por conta das invasões e danos à estrutura causados por criminosos. Itens como portas, janelas e fios de cobre foram furtados, armários das salas foram quebrados e as cisternas violadas. Em um dos casos, os criminosos chegaram a arrancar um poste de energia elétrica do CMEI.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou os reparos na estrutura da unidade, a reposição dos móveis e itens furtados, bem como a instalação de um novo sistema de videomonitoramento, mais moderno que o anterior. Após a recolocação do poste, os vândalos tentaram novamente impedir o retorno das aulas, cortando os fios e deixando o imóvel sem energia na semana passada.

A Semed acionou a Equatorial Alagoas, que solucionou o problema, possibilitando o retorno de mais de 300 crianças da região às aulas na segunda.

A secretária de Educação, Jó Pereira, afirmou que é inaceitável que situações como essas ocorram nas unidades escolares, prejudicando centenas de estudantes. “Estamos buscando soluções internas e externas na área de segurança, também dialogando com outras pastas, porque quando as crianças e os adolescentes estão fora das salas de aulas, isso prejudica não somente eles, mas toda a comunidade, toda a sociedade, e a educação como um todo”.

A diretora do CMEI, Ariadne Moraes, destacou a importância da volta às aulas. "O retorno é importante para todos, principalmente para as crianças, em todos os seus aspectos. Então qualquer coisa que impeça isso prejudica demais. E para nós, profissionais, também não é bom passar esse tempo sem nossa função em prática. A movimentação de uma escola é vida! Uma escola que não está atuando, não tem vida”, pontuou.