Educação

Afundamento do solo: reunião debate mais vagas em creches e projetos educacionais

Mineradora apresentou plano social, que está em fase final de elaboração, com medidas que visam compensar danos causados em cinco bairros da capital

Por Prefeitura de Maceió 12/07/2023 11h11
Afundamento do solo: reunião debate mais vagas em creches e projetos educacionais
Reunião ocorreu com secretaria Jó, Braskem e demais representantes das secretarias municipais de Maceió. - Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A Educação foi uma das principais pautas discutidas durante um encontro que reuniu, nessa terça-feira (11), no auditório da Prefeitura de Maceió, representantes de secretarias municipais, de instituições governamentais e da Braskem. O objetivo da reunião foi discutir o plano social de apoio à capital, em razão do fenômeno de afundamento do solo, em pelo menos cinco bairros, consequência da ação da mineradora na cidade.

Durante o encontro, foram apresentadas 15 ações compensadoras da empresa, previstas no plano social que está em fase final de elaboração. Essas ações estão distribuídas em quatro eixos e temas de análise: Políticas Sociais e Redução de Vulnerabilidade; Atividade Econômica e Trabalho e Renda; Qualificação Urbana e Ambiental; Preservação de Cultura e Memória.

No âmbito da Educação, um dos pontos em destaque nas discussões foi a implantação de creches e a criação de projetos de desenvolvimento socioemocional nas unidades escolares. Presente ao encontro, a secretária municipal de Educação, Jó Pereira, destacou a importância do tema.

"É bom saber que no aspecto da Educação foi priorizado o investimento na abertura de novas vagas em creches, pois realmente temos uma demanda histórica com relação a isso. Essa ação sendo contemplada, sendo apontada no plano social como principal demanda da Educação, nos dá uma perspectiva de que, com fé em Deus e muito trabalho, minimizaremos essa fila de espera em um curto espaço de tempo. É o que a gente acredita, até porque já está na fase final do detalhamento da ação”, afirmou a secretária.

Também foram debatidos o planejamento e a logística para a colocação em prática das ações, um novo diagnóstico das áreas e a mobilidade urbana em relação às escolas da região. Jó Pereira, quando deputada estadual, encabeçou várias discussões sobre os impactos do afundamento do solo para a Educação, inclusive por meio de audiências públicas.

Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jó Pereira, que já integrou, como convidada, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/Maceió), tem colocado o assunto como prioridade nas suas participações nas discussões, que já duram dois anos, envolvendo a Braskem e a Prefeitura de Maceió. A secretária ressalta sempre a necessidade de investimentos na Primeira Infância.

Além da Semed, estavam presentes representantes das secretarias de Segurança e Convívio Social, Saúde, Abastecimento, Pesca e Agricultura e Meio Ambiente, entre outras.