Educação

Pesquisa aponta que Nordeste tem a maior taxa de analfabetismo entre as regiões do país

Número é mais que o dobro da média nacional; índices reduziram em todas as unidades da federação

Por 7Segundos 16/07/2023 08h08
Pesquisa aponta que Nordeste tem a maior taxa de analfabetismo entre as regiões do país
Taxa de analfabetismo em Alagoas foi de 14,4% - Foto: Arquivo Agência Brasil

Um levantamento do portal Brasil em Mapas apontou que o Nordeste tem a maior taxa de analfabetismo entre as regiões do país, com 12,2% de média entre os nove estados. A publicação tem como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD-C) de 2022, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa leva em consideração apenas a população a partir dos 15 anos. Alagoas tem o segundo maior número da região e do país, com 14,4%, atrás somente do Piauí (14,8%). A média no Brasil está em 5,6% (9,6 milhões de pessoas). A unidade da federação com o menor índice foi o Distrito Federal (1,9%).

Entre as regiões do país, apenas o Nordeste e o Norte (5,9%) ficaram acima do número nacional. Na sequência, aparecem o Centro-Oeste (3,8%); Sudeste (3,45%); e Sul (2,8%). De acordo com o Our World in Data, a média mundial é de 14%; com isso, apenas Alagoas e Piauí estão com índices superiores.

Mesmo assim, as taxas de analfabetismo registraram redução em todas as unidades da federação. Na avaliação por gênero, o número entre homens é de 5,9% e para as mulheres é de 5,4%. Já na faixa etária a maior concentração está entre pessoas acima de 40 anos. Pretos e pardos também representam a maioria (7,4%).