Região Metropolitana de Maceió

Moradores da Praia do Francês, Massagueira e Barra Nova bloqueiam AL-215 contra falta de água na região

Os manifestantes aguardam representantes da BRK e da Prefeitura de Marechal Deodoro

Por 7Segundos com Tv Pajuçara e Tv Gazeta 18/07/2023 07h07 - Atualizado em 18/07/2023 09h09
Moradores da Praia do Francês, Massagueira e Barra Nova bloqueiam AL-215 contra falta de água na região
Protesto na rodovia AL-215 - Foto: Reprodução TV Pajuçara

Um novo protesto reúne, na manhã desta terça-feira (18), moradores das regiões da Praia do Francês, Massagueira e Barra Nova, em um trecho da AL-215 pela falta de água e saneamento nas regiões.

Um dos moradores, identificado como Davi Castro, informou que a falta de água se junta a falta de saneamento. “Enquanto tem pessoas estão sem abastecimento, outras estão com esgoto a céu aberto na rua onde mora”.

Também informam que há cerca de sete meses vivem com essa situação e com o período de chuva, os problemas se agravaram.

O conhecido “trevo do Francês” está bloqueado em todos os sentidos, e a Polícia Militar (PM), através do BPTran, já se encontra no local para controlar o trânsito.

A Polícia Militar (PM) informou que uma reunião estava marcada para às 8h na sede da Prefeitura da cidade, porém os moradores querem que o encontro ocorra no local do protesto e que eles possam levar os representantes do município nas localidades para apontar os problemas. 

A BRK emitiu a seguinte nota:

A BRK informa que todos os sistemas de abastecimento de água em Marechal Deodoro operam normalmente. A empresa está em contato com os moradores e tenta uma agenda com as lideranças do protesto desde essa segunda-feira (17) para entender as reivindicações, que são pontuais. 

A empresa informa ainda que, no último fim de semana, foram registradas intercorrências que resultaram em paralisações emergenciais. No Francês, uma instalação de postes pela distribuidora de energia elétrica atingiu algumas redes de distribuição de água e ocasionou um vazamento de grande porte na região, que foi reparado pelas equipes técnicas. 

Além disso, a BRK trabalhou na substituição da adutora de água tratada que abastece Massagueira. A tubulação de 160 metros que fica submersa na Lagoa Manguaba havia sido rompida e as equipes concluíram o serviço em menos de 48 horas, enquanto dezenas de caminhões-pipa foram enviados para o atendimento emergencial da população.