Política

Ministério Público tem demonstrado preocupação com eleições para conselheiro tutelar

O órgão tem dado orientações para candidatos para manter a ordem jurídica, do regime democrático

18/07/2023 12h12
Ministério Público tem demonstrado preocupação com eleições para conselheiro tutelar
Ministério Público de Alagoas (MPAL) - Foto: Reprodução

Da redação 7 Segundos

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) tem demonstrado preocupação com as eleições para conselheiros tutelares que acontecerão no dia 1º de outubro em todo o país. Em algumas cidades as promotorias de Justiça do MPE já têm adotado medidas, como orientações aos candidatos. Para se ter ideia, a promotora de Justiça Jheise de Fátima Lima da Gama já encaminhou várias recomendações aos postulantes que vão concorrer ao cargo em Quebrangulo e Paulo Jacinto, entre elas evitar propaganda política e postagem em redes sociais.

De acordo com a recomendação da promotora de Justiça Jheise Lima, os candidatos não devem fazer propaganda política nas dependências do Conselho Tutelar, bem como se utilizar indevidamente da estrutura do órgão para realização de atividade político-partidária. Ainda de acordo com as orientações, os postulantes devem evitar a realização de vídeo, áudio ou qualquer meio fotográfico ou audiovisual com candidatos durante o período eleitoral.

Outra determinação pede que o candidato evite se identificar como conselheiro tutelar durante passeatas, carreatas ou manifestações correlatas. Além disso, Jheise Lima pede que se evite manifestação de apoio a candidatos em redes sociais com a utilização explicita da palavra “conselheiro tutelar”, de forma a não deixar dúvida de se tratar de manifestação pessoal, desconectada do cargo de conselheiro tutelar.