Educação

Estado oferece bolsas de pesquisa para projetos sobre primeira infância

Alunos precisam estar cursando a primeira ou segunda série do ensino médio; inscrições seguem até setembro

Por Secom Alagoas 18/07/2023 16h04
Estado oferece bolsas de pesquisa para projetos sobre primeira infância
Projeto visa desenvolver competências socioemocionais e promover o protagonismo estudantil com a temática primeira infância. - Foto: Marco Antônio / Agência Alagoas

Já estão abertas as inscrições para as escolas da rede estadual que queiram concorrer a 250 bolsas do projeto Grêmio que Cria, do programa Criança Alagoana. O edital, publicado no Diário Oficial do Estado em 14 de julho, prevê a liberação de 200 bolsas no valor de R$ 300 para estudantes, e 50 bolsas de R$ 1.000 para os profissionais ligados a atividades educacionais nas unidades de ensino. As inscrições vão até o dia 11 de setembro deste ano. O lançamento oficial do programa será na próxima quinta-feira (20), às 9h, no Centro de Convenções

Coordenado pela Secretaria da Primeira Infância (Cria), Secretaria de Estado de Governo (Segov) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o projeto pretende, de acordo com o edital, incentivar estudantes membros de grêmio estudantil e profissionais ligados às atividades educacionais das escolas estaduais a desenvolver projetos de pesquisa que resultem em ganhos de aprendizagem, desenvolvimento de competências socioemocionais e promoção do protagonismo estudantil e tenham como temática a primeira infância.

O resultado da seleção está previsto para o dia 9 de outubro, e as contratações serão realizadas até o dia 16 do mesmo mês. As bolsas valem por oito meses, prorrogáveis por mais oito. As propostas serão selecionadas respeitando a quantidade de vagas, mas nos casos de centros urbanos que não tiverem as vagas preenchidas, elas serão remanejadas para o local que tiver maior número de beneficiários do Programa Cartão Cria.

Segundo o professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, o novo programa é mais um importante esforço do Governo para contribuir com a formação dos jovens alagoanos. “O programa aumenta as expectativas de um futuro ainda mais promissor para os alunos, calcado na formação intelectual e técnica, promovida por atividades que estimulam a curiosidade, o tratamento racional dos problemas e o enfrentamento da desinformação”, afirmou.

Papel social e educativo


Os projetos a serem apresentados pelas escolas precisam ter como foco a primeira infância, seguindo os princípios do programa Criança Alagoana (Cria). Os alunos precisam estar cursando a primeira ou segunda série do ensino médio, integrar o grêmio estudantil e dedicar dez horas semanais ao projeto. Já o profissional da educação pode ser professor, articulador, gestor escolar, coordenador ou professor readaptado, com dedicação de seis horas semanais.

Para a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, o Grêmio que Cria tem um papel social, educativo e participativo. “Entendemos que os assuntos relacionados à primeira infância são de responsabilidade de toda sociedade. Então, essa oportunidade possibilita a participação da nossa juventude, dos professores e associado a um incentivo financeiro, que é a bolsa”, explicou Paula. De acordo com ela, projetos dessa natureza trabalham a cidadania e, certamente, renderão frutos positivos.

Na rede estadual de ensino, os estudantes já contam com o programa Avança Grêmio, que consiste no repasse de recursos aos grêmios das escolas para a realização de projetos pedagógicos, que envolvem desde ações culturais até atividades voltadas à recuperação da aprendizagem.

Para o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, o Grêmio que Cria chega para conscientizar a todos e fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância em todo o estado. “Estamos diante de mais uma grande iniciativa do Governo de Alagoas. A concessão de uma bolsa como forma de incentivo à pesquisa vai permitir o engajamento de toda a comunidade escolar, estimulando o protagonismo juvenil. Estamos certos de que teremos muitas ações inovadoras, e tudo em prol das nossas crianças”, destacou o secretário.