Alagoas

Governador anuncia evento internacional de normas técnicas em Alagoas

Encontro, que vai trazer ao estado representantes de 40 países, discutirá mudanças climáticas

Por Alagoas 19/07/2023 14h02
Governador anuncia evento internacional de normas técnicas em Alagoas
Governador Paulo Dantas e o presidente ABNT Mário William Ésper, em reunião no escritório de Alagoas em Brasília - Foto: Robson Cesco

Alagoas vai sediar em abril do próximo ano um dos maiores eventos do mundo sobre normas técnicas. A Semana Copant (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) vai reunir, em Maceió, representantes de cerca de 40 países e contará com o apoio integral do Governo de Alagoas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) pelo governador Paulo Dantas e pelo presidente do conselho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Ésper, em reunião no escritório de Alagoas em Brasília.


O tema principal do evento, organizado pela ABNT, faz parte da agenda mundial: as mudanças climáticas e a sustentabilidade. Estarão presentes cerca de 120 representantes dos 31 países que integram a Copant – que reúne entidades das três Américas – e convidados de países da Europa. “Será um dos maiores eventos de normas técnicas do mundo. Um marco para a normalização mundial”, garante Ésper.


Para Paulo Dantas, o evento será uma grande oportunidade para que os convidados vejam de perto as potencialidades e vocações que Alagoas possui. “Será uma honra recebê-los. Vocês poderão ver como estamos trabalhando de maneira séria e transparente para desenvolver o nosso estado”, afirmou, reforçando que um dos focos da atual gestão é a sustentabilidade. “Temos que gerar emprego, mas gerar emprego cuidando do meio ambiente. Essa é uma agenda do nosso governo”, afirmou Paulo.



O encontro, que será realizado de 28 de abril a 5 de maio no hotel Jatiúca, vai ser lançado oficialmente no dia 25 de agosto. O evento vai contar ainda com um seminário sobre economia circular e mudanças climáticas e uma reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), cuja vice-presidência para o Nordeste é ocupada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Gino César.


Uma das novidades do encontro de Alagoas, proposta pela ABNT, será a criação de um parque da Copant, em local ainda a ser definido. Cada representante dos países participantes será convidado a plantar uma árvore para reforçar a proposta do evento de discutir a sustentabilidade e o meio ambiente. Já o governador Paulo Dantas garantiu um espaço no evento para que artesãos alagoanos possam comercializar seus produtos. Os kits e brindes oferecidos aos participantes serão feitos também por mãos alagoanas, através do programa Alagoas feita à mão.


ABNT


A ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública. É sócia fundadora e ocupa uma cadeira no conselho da International Organization for Standardization (ISO), sediada na Suíça, a entidade internacional responsável pela padronização das normas técnicas em mais de 170 países.