Educação

Em Brasília, Educação de Maceió garante compromisso do FNDE para construção de novas creches na capital

Secretária Jó Pereira se reuniu com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Por 7Segundos com Ascom Semed 20/07/2023 21h09
Em Brasília, Educação de Maceió garante compromisso do FNDE para construção de novas creches na capital
Secretária Jó Pereira e presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba. - Foto: Cortesia

Buscando investimentos e parcerias para garantir avanços na Educação Infantil da rede pública de ensino de Maceió, a secretária de Educação da capital, Jó Pereira, se reuniu com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. O encontro, articulado pelo gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ocorreu na última quarta-feira (19), em Brasília, onde a secretária cumpre agenda durante a semana.

Na reunião, Jó apresentou alguns dos projetos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), voltados para a Educação Infantil, prioridade na gestão do prefeito JHC. “Apresentei os programas para a presidente do FNDE e expliquei que a construção de novas creches e a abertura de novas vagas são prioridades, já que temos a necessidade de aumentar a oferta para a Educação Infantil”, pontuou.

Após a explanação de Jó Pereira, acerca das propostas para redução das demandas históricas da Educação em Maceió, Fernanda Pacobahyba se colocou à disposição para abraçar os projetos e, com recursos do FNDE, iniciar as construções das novas creches (Centros Municipais de Educação Infantil), para ampliar o atendimento às crianças maceioenses.

“Esse encontro com a presidente do FNDE foi um passo importante para que, em breve, possamos começar as obras e ampliar o número de matrículas na nossa capital. Essa reunião foi também um dos resultados práticos daquilo que sempre defendi na minha vida pública e continuei defendendo quando assumi a gestão da Semed: a necessidade da firmamos uma espécie de pacto social, parcerias com os governos federal e estadual, demais poderes constituídos, iniciativa privada e sociedade civil organizada para enfrentarmos os desafios históricos da educação em Maceió”, reforçou a secretária.

Entre os desafios, Jó citou o grande número de jovens e crianças fora da escola; a necessidade da construção de novas unidades escolares e da ampliação das existentes, simultaneamente com a manutenção e recuperação de grande parte dessas estruturas, que apresentam problemas decorrentes do tempo de uso dos imóveis. “Não podemos prejudicar os alunos em decorrência de intempéries, principalmente em épocas chuvosas, por repetição de problemas estruturais”, completou.

Jó finalizou acrescentando que, em consonância com todas as demais conquistas que a gestão JHC vem realizando, as melhorias na educação serão conquistadas como resultado de um trabalho planejado e multissetorial.

Nesta quinta-feira (20), a agenda de reuniões da secretária prossegue na sede da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Entre as pautas, estão a reativação da Escola Cenecista para a Educação Infantil e a possibilidade de parceria para oferecer cursos profissionalizantes para alunos da rede pública de ensino de Maceió.