Política

Em convocatória para filiação no PSB, Paula Dantas demonstra preocupação com os 30% da cota de gênero

Partido realizará filiação de novos integrantes a partir das 14, no Norcon

24/07/2023 11h11
Em convocatória para filiação no PSB, Paula Dantas demonstra preocupação com os 30% da cota de gênero
Paula Dantas, presidente do PSB - Foto: Assessoria

Da redação 7 Segundos

Sob a presidência estadual de Paula Dantas, o PSB dá início nesta segunda-feira (24) a mais uma etapa do fortalecimento da sigla visando às eleições de 2024 e já também das de 2026. Para isso, a sigla realiza a filiação dos novos integrantes, principalmente, a inscrição de mulheres para atender a cota de gênero. A assinatura dos filiados terá início a partir das 14h e acontecerá na sede da legenda, no edifício empresarial da Norcon, em Mangabeiras.

“Os avanços na sociedade relacionados às mulheres são indiscutíveis. No entanto, ainda falta muito para o cenário ideal. Por isso, é necessário representatividade. Nesse sentido, a presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Alagoas, Paula Danas convida você, mulher, a participar da campanha de filiação ao partido”, diz o trecho do texto do convite.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Essa regra passou a ser obrigatória a partir de 2009. “Desde então houve vários avanços, mas há, ainda, um longo caminho a percorrer, segundo o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Portanto, essa exigência é fundamental para que os partidos deem todo o apoio necessário, legal e judicial às candidaturas das mulheres para que se possa ter um equilíbrio maior na participação de gênero em todos os segmentos da política nacional.