Política

Em grande ato, PSB Alagoas convoca as mulheres para a política e registra mais de 200 novas filiações

Evento aconteceu em auditório de empresarial no bairro de Mangabeiras, em Maceió

Por 7Segundos com Assessoria 25/07/2023 09h09
Em grande ato, PSB Alagoas convoca as mulheres para a política e registra mais de 200 novas filiações
O evento teve mais de 200 filiações e a formalização de 25 diretórios municipais e a leitura da Carta às alagoanas. - Foto: Reprodução

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) promoveu na tarde desta segunda-feira (24), um grande ato de filiação e a convocação das mulheres a se engajarem para ocuparem mais espaços na política alagoana e brasileira. O evento, que reuniu lideranças de todo o estado, teve mais de 200 filiações e a formalização de 25 diretórios municipais e a leitura da Carta às alagoanas.

Durante seu discurso, Paula destacou o histórico de lutas e conquistas do PSB e seu protagonismo nacional, mas que em Alagoas, em um passado recente, o partido servia a apenas uma pessoa, mas que agora uma nova era está começando, com democracia, diversidade, igualdade, resgatando a força da legenda de Miguel Arraes, Eduardo Campos, Geraldo Alckmin, Tábata Amaral, entre outros grandes nomes da política brasileira.

“Por muitos anos, em um passado recente, o PSB serviu a apenas o interesse político de apenas uma pessoa e que logo em seguida abandonou o partido. Resgatamos o PSB e sua história. Estamos iniciando um novo capítulo da história do Partido Socialista Brasileiro, que agora terá a força feminina, porque, assim como foi lido na carta, nós temos que ocupar todos os espaços na política. Temos grandes mulheres que lutaram bravamente para defender as pautas femininas. Vamos construir novas lutas inspiradoras. Vamos construir uma Alagoas e um Brasil melhor. o PSB está aqui para isso”, destacou.

Além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças presentes, o evento reuniu secretários de estado que já filiados e outros que aproveitaram a oportunidade para se filiarem. O vice-presidente do PSB Alagoas, secretário de Governo, Vítor Pereira, também destacou o resgate do PSB liderado por Paula Dantas e reafirmou que o partido terá candidatos em todos os municípios alagoanos, principalmente em Maceió e Arapiraca.

“O PSB foi resgatado pela presidente Paula Dantas, que me convidou para dividir essa missão ao lado de outros grandes nomes da política de nosso estado, aceitei com muita honra porque acredito nesse resgate. Esta é a primeira grande filiação feita pelo PSB em toda sua história. Estamos voltando fortes e prontos para disputar qualquer eleição, e temos certeza que teremos candidatos em todas as cidades alagoanas, principalmente em Maceió e em Arapiraca. Juntos vamos construir um partido forte e preparado para vencer as próximas eleições”, destacou.

Antes, durante e depois foram realizadas as novas filiações. Somente nesta segunda-feira, mais de 200 pessoas se filiaram ao PSB, além de outros nomes que aguardam autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os novos membros do partido estão as secretárias de Estado: Caroline Balbino (SEDICS), Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Aline Cavalcante (Pessoa com Deficiência), Raquel Vasconcelos (Secretária Executiva da Seduc). Eles se juntam aos também secretários Vítor Pereira (Governo), Bárbara Braga (Turismo), Diogo Teixeira (SERIS).

Atualmente o PSB conta com 25 diretórios municipais, são eles: Maceió, Anadia, Barra de Santo Antônio, Belo Monte, Boca da Mata, Campo Alegre, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Craíbas, Dois Riachos, Igaci, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maragogi, Maribondo, Mata Grande, Palestina, Pariconha, Paripueira, Paulo Jacinto, São Miguel dos Campos e Satuba.

Agora, confira a “CARTA ÀS ALAGOANAS” na íntegra:

CARTA ÀS ALAGOANAS

Organizar as mulheres é um desafio. Do passado e do presente, e queremos muito que não seja necessário no futuro. E, que fique claro, nós não temos medo de enfrentar desafios. Temos boas ideias e a vontade de colocar em prática aquilo que planejamos, para que seja possível mudar a vida das pessoas, especialmente, das que mais precisam. E este é o nosso grande diferencial dentro do campo progressista.

E seguimos fazendo história. A maneira como o PSB responde a essa cobrança diária mostra que podemos alcançar coisas incríveis quando nos unimos para construir os nossos espaços. As deputadas federais Tabata Amaral e Lídice da Mata são duas expoentes nacionais dentro do nosso partido, construindo lutas que nos inspiram, que inspiram mulheres país afora, pois sabemos que temos muito trabalho pela frente e precisamos acreditar para nunca desistir.

Alagoas tem grandes quadros políticos para ocupar a vida pública. Foi o nosso partido que elegeu a primeira mulher prefeita de Maceió: Kátia Born. No entanto, ainda faltam muitos espaços para as mulheres na política. Ainda precisamos de mais deputadas, prefeitas, vereadoras e temos a consciência de que essa construção precisa ser uma constante e estamos dispostas a enfrentar mais este desafio. Somos a maioria da sociedade e merecemos ocupar cada vez mais os postos de comando.

A batalha das mulheres por dignidade na sociedade, inclusive, é uma realidade em pleno século 21. Por aqui seguimos firmes, unidas e cada vez mais buscando nosso protagonismo, sem nunca desgarrar de uma extensa pauta de reivindicações para suplantar todo o sofrimento e preconceito que vivemos em toda a história da humanidade. Queremos uma sociedade mais justa, que alcance a igualdade entre os gêneros e o fim da discriminação contra as mulheres.

Somos as principais vítimas da violência, do machismo, dos abusos psicológicos e socioeconômicos. Não é justo, por exemplo, que uma mulher receba um salário menor que o de um homem em uma mesma função. Contra isso seguiremos atentas e denunciando todos os dias, se necessário, este tamanho absurdo. E o que falar da violência doméstica, uma chaga que ainda existe, e tanto oprime, e violenta, milhares de mulheres. Controlar roupas, com quem conversamos ou nos impedir de estar onde quisermos são atitudes repugnáveis. Não vamos nos calar, não vamos parar de lutar por segurança e justiça.

De igual forma seguiremos elogiando ações afirmativas que buscam construir espaços para o empoderamento feminino, como é o caso do que acontece em Alagoas, quando somos a maioria no secretariado do primeiro escalão do governador Paulo Dantas. Uma decisão acertada e que mostra que precisamos ocupar espaços para produzir mais políticas públicas para as mulheres.

Por aqui o PSB lidera a Secretaria da Primeira Infância do Governo de Alagoas e trabalha construindo uma rede de serviços infantis e juvenis para oferecer cuidados integrados para que as crianças tenham o melhor começo de vida. O Cria é referência nacional, protegendo mulheres e alicerçando as condições necessárias para que no futuro os jovens possam progredir em uma nova sociedade.

Com essas experiências, as mulheres socialistas querem que Alagoas seja o melhor lugar para nascer, crescer, criar nossos filhos e o melhor lugar para envelhecer, tudo isso com dignidade. Isso só é possível se estivermos presentes e espalhadas em nossas comunidades, nossas ruas, nossos locais de trabalho, construindo uma alternativa política, que busque o nosso protagonismo.

Provamos que juntas somos mais fortes. Queremos aproveitar esse espírito para começar a construir um futuro mais justo para todas e todos. O futuro bate à nossa porta e não podemos perder tempo para encontrar um rumo que direcione todo o nosso vigor.
Juntas, podemos fazer mais e melhor. E o PSB está aqui para isso!

Paula Dantas
Presidente do PSB Alagoas