Geral

Prefeitura moderniza iluminação pública de conjuntos residenciais de Maceió

Planejamento inicial da Ilumina prevê iluminação em LED em mais 34 conjuntos da capital alagoana

Por Prefeitura de Maceió 25/07/2023 13h01
Prefeitura moderniza iluminação pública de conjuntos residenciais de Maceió
Técnicos da Ilumina realizaram mapeamento no Conjunto Lenita Vilela, ainda no mês de maio - Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió de Maceió, através da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), está trabalhando na modernização da iluminação pública da capital, investindo, prioritariamente, nos corredores de transporte, grotas e conjuntos habitacionais. Um dos primeiros residenciais beneficiados é o Conjunto Lenita Vilela, popularmente conhecido como Cidade de Deus, no Trapiche da Barra. O local recebeu iluminação 100% em LED,

No Lenita Vilela foram instalados 10 novos pontos de iluminação em LED, definidos após mapeamento da Ilumina. Houve também a substituição de 61 luminárias já existentes por novos equipamentos com tecnologia LED. A melhoria garante aos moradores mais segurança e qualidade de vida.

“Há um planejamento estratégico para atuar em vários conjuntos de Maceió. Esses locais estão fora das grotas, mas necessitam de investimentos em iluminação, que por sua vez geram benefícios diretos a essas populações em vulnerabilidade. Essa é uma prioridade da gestão do prefeito JHC para que tenhamos uma Maceió toda iluminada em LED, com luz contínua, segura e que alcance de fato quem mais precisa”, afirmou Gutemberg Melo, diretor-presidente em exercício da Ilumina.

Segundo Gutemberg, a Ilumina vai atender 35 conjuntos habitacionais em locais de vulnerabilidade e em que há também um maior contingente populacional espalhados por toda Maceió.

Grotas


Somente no mês de julho, a Ilumina consolidou atendimentos em três grotas da capital alagoana, através do programa Brota na Grota. Na Grota do Arroz, em Cruz das Almas, foram substituídas 109 luminárias antigas por novos equipamentos em LED. A autarquia instalou ainda 31 novos equipamentos, ampliando a área de abrangência luminosa em toda a extensão da localidade.

Já na Grota da Pitanguinha, no bairro de mesmo nome, foram substituídos 23 equipamentos já existentes por tecnologia em LED e implantados oito novas luminárias. A Grota São Cristóvão, no Benedito Bentes, teve substituídas quatro luminárias antigas de vapor de sódio por LED, e recebeu quatro novos equipamentos. Em todos os locais foram realizadas manutenções preventivas em cabeamentos e reatores, garantindo uma maior vida útil para todos os materiais das respectivas regiões.