Segurança

SSP promove encontro pedagógico sobre Plano de Defesa e reúne profissionais de várias partes do país

Evento debate estratégias e gestão sobre a metodologia aplicada na execução de ações de combate a crimes complexos

Por Secom Alagoas 25/07/2023 14h02
SSP promove encontro pedagógico sobre Plano de Defesa e reúne profissionais de várias partes do país
Encontro promove debates sobre aspectos pedagógicos que compõem um plano de defesa - Foto: Roberison Xavier

Para promover o debate e difundir conhecimento acerca de técnicas para coibir crimes de alta complexidade, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Chefia de Inteligência, realiza o primeiro Encontro Pedagógico sobre o estágio do Plano de Defesa. O evento reúne profissionais das forças de segurança de Alagoas e outros seis estados e acontece até a próxima quinta-feira (27), na sede da SSP, no Centro de Maceió.

De acordo com o chefe especial de Inteligência da SSP, major Raumário Jerônimo, o encontro promove debates sobre aspectos pedagógicos que compõem um plano de defesa. Alagoas vem investindo na capacitação das forças de segurança com a realização de simulações de ataques criminosos na modalidade Novo Cangaço e Domínio de Cidades. Ao todo, já foram realizados sete estágios com simulados de domínio de cidades em várias cidades do estado.

No encontro realizado pela SSP, participam, além de policiais alagoanos, integrantes de forças policiais dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Distrito Federal.

“Serão 25 horas aula com disciplinas que tratarão da logística para realizar um treinamento deste porte, noções de análise criminal, metodologia e aspectos essenciais de um plano de defesa e outros tópicos que detalham toda a estrutura necessária para promover essa qualificação da tropa. É um evento muito importante, pois dissemina para o país o conhecimento produzido aqui em Alagoas”, disse.

O evento reúne profissionais de Alagoas das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de integrantes da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Secretaria da Segurança Pública da Bahia e da empresa de transporte de valores Brinks.