Brasil

Lula faz novo procedimento nesta quarta para reduzir dores no quadril

O presidente passará por uma nova infiltração – uma injeção de medicamentos diretamente na área afetada

Por g1 26/07/2023 07h07
Lula faz novo procedimento nesta quarta para reduzir dores no quadril
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Cláudio Kbene/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento médico para aliviar dores que vem sentindo no quadril nos últimos meses, informaram interlocutores do governo nesta quarta-feira (26).

A Presidência da República não chegou a divulgar a agenda oficial de Lula para quarta. Autoridades do governo confirmaram ao g1 que compromissos foram previstos e, depois, cancelados em razão do procedimento médico.

O presidente fará uma infiltração no quadril -- quando o paciente recebe uma injeção de medicamentos diretamente na área afetada.

O procedimento será realizado no hospital Sírio Libanês em Brasília, e Lula deve ser liberado ainda nesta quarta.

A previsão é de que o presidente trabalhe do Palácio da Alvorada, residencia oficial, pelo menos até sexta (28).

Cirurgia em outubro

O presidente deve passar por uma cirurgia na região do quadril nos próximos meses para tratar uma artrose.

A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. De acordo com os médicos de Lula, a única abordagem efetiva para essa condição é a cirurgia, que envolve a substituição do osso afetado por uma prótese.

A informação sobre a cirurgia foi dada pela assessoria de imprensa da Presidência após o presidente passar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no domingo (23), para realizar um procedimento de infiltração na região.

A cirurgia será, segundo a assessoria, uma "operação programada, nada urgente", e os preparativos para o procedimento estão sendo organizados. Lula sofre de artrose no quadril há vários anos e, recentemente, tem relatado aumento da frequência das dores.