Saúde

Vigilância Sanitária apreende 1.916 litros de leite com venda proibida

Produto impróprio para consumo teve a comercialização, distribuição e uso suspensos pela Anvisa em junho

Por Prefeitura de Maceió 26/07/2023 13h01
Vigilância Sanitária apreende 1.916 litros de leite com venda proibida
A fiscalização da Visa apreendeu 1.916 litros de leite Natville - Foto: Cortesia

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu terça-feira (25), durante fiscalização de rotina, 1.916 litros de leite da marca Natville em um estabelecimento comercial da parte baixa da capital. O produto recolhido estava inadequado para o consumo e o objetivo da apreensão foi evitar riscos à saúde dos consumidores.

No dia 15 de junho último, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, distribuição e uso de três tipos de leite produzidos pela empresa sergipana Laticínios Santa Maria Ltda. A medida atingiu produtos fabricados de janeiro a maio de 2023 e determinou o recolhimento voluntário do produto.

Desde a suspensão da distribuição e comercialização do leite da marca Natville pela Anvisa, têm ocorrido apreensões em estabelecimentos que não obedeceram à determinação de recolhimento voluntário e ainda comercializam o produto.

“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu. Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”, disse Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, ao esclarecer o motivo da apreensão.

Durante a fiscalização, houve interdição cautelar de 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente e dos que estavam em exposição. A vistoria aconteceu no bairro do Trapiche e, além da apreensão, a equipe da Visa Maceió orientou o estabelecimento sobre a importância da proibição da comercialização do produto inadequado para consumo.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a remessa de laticínios produzidos entre janeiro e maio de 2023 não possui garantia de segurança e qualidade, além de não contar com as condições higiênicas exigidas.

Disque Denúncia


Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, e a comercialização do produto suspenso, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.