Infraestrutura

Operação integrada autua BRK por despejo de esgoto na rede de drenagem na Jatiúca

Efluentes iriam acabar indo para o mar

Por Secom Maceió 26/07/2023 18h06
Operação integrada autua BRK por despejo de esgoto na rede de drenagem na Jatiúca
Operação integrada visa combater ligações clandestinas na capital - Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Uma operação integrada entre a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realizada na última terça-feira (25), autuou e notificou a empresa BRK Ambiental, por despejar esgoto na rede de drenagem da Avenida Álvaro Otacílio, localizada no bairro Jatiúca. O problema foi identificado, após uma inspeção de um desnível no calçadão da orla marítima.

Durante a fiscalização e testes feitos com corante para certificar de quem seria a responsabilidade da irregularidade, o vazamento foi constatado. Os efluentes posteriormente iriam acabar indo para o mar, formando as chamadas línguas sujas ao longo do litoral, afetando diretamente a balneabilidade do mar e oferecendo riscos à saúde pública para os maceioenses.

No documento entregue à concessionária, a Semurb solicita que as providências sejam tomadas o mais breve possível e uma defesa seja apresentada pela empresa de saneamento, até a próxima semana.

A autuação tem como base a Lei Municipal Nº 4.548/96 que, em seu artigo 113, diz que é “proibido o lançamento de esgoto, mesmo tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais”, destaca a legislação.

A população pode denunciar casos de vazamento de esgoto, ligações clandestinas ou águas contaminadas pelo número (82) 3312 5242, de segunda a sexta, das 9h às 14h.