Região Metropolitana de Maceió

Paulo Dantas entrega escola totalmente reformada em Rio Largo

Unidade tem 340 alunos matriculados e novos equipamentos garantem ainda mais qualidade de ensino

Por Secom Alagoas 27/07/2023 14h02
Paulo Dantas entrega escola totalmente reformada em Rio Largo
Comunidade da Escola Estadual Doralice da Silva Moura comemorou as mudanças após reforma - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e o secretário de Educação, Marcius Beltrão entregaram, nesta quinta-feira (27), a reforma da Escola Estadual Doralice da Silva Moura, no Loteamento Santa Maria, no bairro Mata do Rolo, em Rio Largo.

"Sou absolutamente convicto que o melhor caminho para a sociedade é a educação, e que ela será sempre nossa prioridade", afirmou o governador Paulo Dantas, acrescentando que já foram reformadas mais de 60 escolas em todo Estado, e mais 20 estão sendo reformadas.

O governador de Alagoas acentuou ainda que os investimentos em programas como o Cartão Escola 10, Criança Alfabetizada e Vem que Dá Tempo farão com que Alagoas seja referência na área em todo o país. Em encontro com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, em Brasília, Paulo Dantas também assegurou a inclusão de mais de R$ 800 milhões para Alagoas, no Orçamento da União em 2024, dinheiro que será destinado ao pagamento de precatórios de profissionais da área de educação, todos que trabalham na linha de frente das escolas.

A reforma da Escola Estadual Doralice Moura gerou mais de 35 empregos diretos e indiretos. Com ela, a comunidade escolar ganhou uma infraestrutura moderna, com espaços de convívio, seis salas de aula, laboratório de informática, refeitório, sala dos professores com banheiro, biblioteca, sala de coordenação, secretaria, diretoria, cozinha, depósito para merenda, banheiros e almoxarifado.

"Essa escola já teve 500 alunos e perdeu alguns durante o período da pandemia e hoje temos 340 alunos matriculados. A Seduc estará aqui junto a direção da escola para trazer de volta esses alunos, para essa unidade de ensino que já teve umas das melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)no Estado", afirmou Marcius Beltrão, salientando que a equipe da Seduc atuará junto a todas escolas estaduais para melhorar os índices do Ideb em Alagoas.

Marcius Beltrão adiantou que vai discutir com o governador a possibilidade de adquirir uma área próxima a escola para instalar uma quadra esportiva, para que os alunos possam praticar esportes. “Essa é uma reivindicação apresentada pelos alunos da escola que vamos analisar junto ao governador para conseguir essa área próxima à escola", assegurou Beltrão.

Tudo Novo


Isabelle Taisa cursa o primeiro ano do Ensino Médio na Escola Doralice da Silva e atuou como tradutora de Libras durante a solenidade, linguagem que aprendeu há um ano. Ela disse que com a reforma a estrutura da escola melhorou bastante, em especial pela instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula e construção de dois laboratórios. “Tenho uma ligação muito forte com essa escola, porque meu irmão já estudou aqui e tenho um tio que é professor", comentou Isabelle.

A diretora da Escola, Claudete Silva dos Santos afirmou que houve muito mais que uma reforma, mas uma verdadeira reconstrução da escola, que estava com as instalações bem deterioradas. "Nós tínhamos medo de entrar na escola e sentimos necessidade dessa reforma, que foi solicitada a Gerência Regional de Educação e esse pedido foi atendido", agradeceu Claudete.

Claudinha, como é chamada pela comunidade escolar, disse que com a reforma, a unidade foi ampliada, ganhando mais salas de aulas e dois laboratórios, um de informática e outro de ciências, que não existiam. "Além da qualidade de ensino na escola, pois temos uma equipe muito boa, agora temos também um novo prédio reformado para atrair ainda mais alunos" , acrescentou a diretora.

Reforma


Para melhorar as condições físicas da Escola Doralice Moura foi feito os serviços de pintura nas dependências da escola, instalação de um coberta nova, forro pvc, esquadrias metálicas e de madeira, quadros novos das salas de aula, revestimento cerâmico nas paredes e piso, recuperação da fachada da escola.

Além de reparar toda instalação elétrica, inclusive dos ares-condicionados, foram instaladas novas luminárias, tomadas e interruptores nas salas,. Foi feita também a revisão do sistema de esgotamento sanitário e da calha para drenagem pluvial. O Projeto de reforma contou ainda com a construção de um laboratório de informática, laboratório de ciências, almoxarifado, despensa, lavanderia e refeitório, limpeza do terreno, imunização contra cupins no madeiramento do telhado da escola.

A solenidade de entrega da reforma contou com a presença de parentes da professora Doralice Moura, que dá nome à escola: o ex-prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, neto da homenagem; a filha de Doralice, Dione Moura, viúva do ex-prefeito de Rio Largo, Antônio Lins e o deputado estadual Silvio Camelo, sobrinho de Doralice, chamada carinhosamente de Tia Dora. Também presentes o ex-secretários de Educação, deputado federal Rafael Brito e Roseane Vasconcelos, secretaria chefe do Gabinete Civil.