Segurança

SSP apresenta dados da segurança pública em reunião com diretoria da Federação das Indústrias de Alagoas

Representantes do setor produtivo alagoano enalteceram trabalho de combate à criminalidade

Por 7Segundos com Assessoria 27/07/2023 17h05
SSP apresenta dados da segurança pública em reunião com diretoria da Federação das Indústrias de Alagoas
Representantes do setor produtivo alagoano enalteceram trabalho de combate à criminalidade - Foto: Vanessa Siqueira / Ascom SSP

A redução da criminalidade em Alagoas, que é o único estado do Nordeste que não tem cidades na lista das 50 mais violentas do Brasil, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, foi destaque durante a reunião mensal da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). O encontro aconteceu, na manhã desta quinta-feira (27), na Casa das Indústrias, no bairro do Farol, em Maceió.

Durante a reunião com os representantes do empresariado alagoano, os índices da violência foram apresentados pelo secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, e pelos secretários executivos de Gestão Interna e Políticas de Segurança Pública da pasta, José Carlos dos Santos e Patrick Madeiro, respectivamente. Na apresentação, foi demonstrado o quanto Alagoas evoluiu na diminuição de crimes violentos contra a vida e o patrimônio.



Além de números sobre criminalidade, os secretários também fizeram um balanço dos investimentos realizados pelo Governo de Alagoas para melhorar a atuação das forças de segurança no combate ao crime, tanto no quesito estrutural, quanto no incremento de pessoal. Atualmente, mais de 1.500 novos policiais e bombeiros estão em formação para reforçar o quadro institucional. Além disso, há concursos da Polícia Civil e da Polícia Científica em andamento.

O trabalho da gestão foi bastante elogiado pelos empresários, que destacaram uma maior sensação de tranquilidade nos últimos meses em todo o estado. Um dos representantes do setor, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), José da Silva Nogueira, também parabenizou as ações preventivas.

“Antes éramos o patinho feio do país, estando no topo da criminalidade, mas graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido temos um dos estados mais tranquilos. Quero parabenizá-los pelo desempenho e também pela estrutura que vocês possuem e que foi apresentada aqui para todos nós”, afirmou ele.



O presidente da Fiea, José Carlos Lyra, também enalteceu o serviço que vem sendo prestado pelas forças de segurança pública em prol do povo alagoano. “Muito importante o que os senhores têm feito em favor da segurança de todos nós. Um trabalho bem aplicado que prima pela inteligência, que é um serviço valioso que consegue evitar diversos problemas, se antecipar a vários tipos de situação”, disse ele se colocando à disposição para colaborar com a SSP no que for necessário.

O secretário Flávio Saraiva agradeceu o reconhecimento pelo desempenho de toda a equipe, principalmente, dos agentes que estão no dia a dia garantindo a segurança da população alagoana. Para ele, o encontro serviu para aproximar ainda mais o setor produtivo com o serviço público, que tem buscado combater todo tipo de crime.

“Estamos trabalhando diariamente contra a criminalidade, hoje, por exemplo, estamos concluindo um planejamento conjunto com representantes de todo o Nordeste para uma ação mais integrada de combate ao novo cangaço, através do Plano de Defesa, que é coordenado pelo nosso serviço de Inteligência, que inclusive tem sido reconhecido nacionalmente. O Ministério da Justiça já decidiu que Alagoas vai sediar o encontro nacional de inteligência, como um certificado de que a gente tem ido bem nessa área. A prevenção tem sido uma de nossas prioridades, assim como a melhoria no atendimento ao cidadão e o combate à violência contra mulheres. Tem muitos investimentos sendo feitos na área da segurança pública, como a aquisição de armamentos, coletes, helicóptero, mais Centros Integrados, tudo para beneficiar ainda mais o povo alagoano”, concluiu o gestor.