Direitos Humanos

Advogado explica a importância das cotas PCD no mercado de trabalho

Henrique Messias explicou sobre o assunto durante uma entrevista a Rede Antena 7

Por 7Segundos com Rede Antena 7 28/07/2023 11h11
Advogado explica a importância das cotas PCD no mercado de trabalho
Advogado Henrique Messias - Foto: Elen Cipriano/Rede Antena 7

O advogado trabalhista e empresarial, Henrique Messias, foi o convidado do programa Antena Tarde desta quinta-feira (27), da Rede Antena 7. Na ocasião, o jurista conversou sobre o funcionamento da lei de cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho alagoano.

A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91) possui 32 anos desde a sua criação, sendo utilizada para garantir a dignidade dos trabalhadores com deficiência de todo o país. O advogado Henrique Messias explicou a sua funcionalidade.

“Essa lei ela impõe às empresas que têm a partir de 100 empregados com carteira assinada a necessidade de contratar pessoas com deficiência, esse é um percentual variável. Empresas que têm a partir de 100 até 200 funcionários, precisam ter 2% de funcionários com deficiência em seu quadro, de 200 a 500, precisam ter 3%, de 500 a mil, precisam de 4% e as grandes empresas com mais de mil empregados precisam ter 5%. É importante que se entenda que isso não é uma alternativa, é uma determinação”, explicou.

Para ouvir a entrevista completa na íntegra, acesse o portal da Rede Antena 7 clicando aqui.

O programa Antena Tarde é apresentado pelos jornalistas Wadson Correia e Elen Cipriano, indo ao ar das 13h até as 15h, de segunda à sexta-feira, estando disponível também no Youtube.