Geral

IPTU 2023: 5ª parcela vence nesta segunda-feira (31); saiba como emitir a guia

O imposto municipal contribui para o desenvolvimento da capital, por meio de ações, obras e serviços essenciais

Por Prefeitura de Maceió 31/07/2023 10h10
IPTU 2023: 5ª parcela vence nesta segunda-feira (31); saiba como emitir a guia
Pagamento do IPTU - Foto: Secom Maceió

A quinta parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 vence nesta segunda-feira (31) e os contribuintes que ainda não quitaram o imposto podem emitir a guia pela internet, no site da Prefeitura (clique aqui). Para baixar o boleto é necessário informar o número de inscrição imobiliária, que pode ser encontrada em carnês antigos, ou o CPF do titular e o CEP do imóvel.

É possível pagar o IPTU via pix ou via boleto digital, emitido no site, que libera um código de barras copiável para pagamentos realizados em sites e aplicativos bancários. Os maceioenses ainda podem regularizar o imposto com o boleto físico que foi entregue pela Prefeitura de Maceió às residências da capital e que possui todas as parcelas do ano corrente.

Os contribuintes também podem imprimir a guia no setor de autoatendimento da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, próximo a Praça dos Palmares, das 8h às 14h. A Sefaz também disponibiliza o e-mail [email protected] para tirar dúvidas e oferecer orientações.

A Secretaria reforça que o atraso no pagamento do IPTU gera multas e juros e também leva à inadimplência. Os imóveis que não estiverem com o imposto em dia podem ser inscritos em dívida ativa, o que pode trazer consequências para o titular como cobranças judiciais e a penhora de valores em conta corrente.

O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente e o valor arrecadado possibilita a ampliação de obras, ações e serviços essenciais para a população e que são importantes para o desenvolvimento da capital.