Saúde

Exposições encerram Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde em Maceió

Através de parceria com a SMS, alunos e professores da Ufal e do Cesmac puderam vivenciar o cotidiano das unidades de assistência à saúde da população na capital

Por Prefeitura de Maceió 01/08/2023 10h10 - Atualizado em 01/08/2023 10h10
Exposições encerram Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde em Maceió
Evento foi oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Foto: Secom Maceió

Alicerçado na integração entre ensino, serviço e comunidade, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) teve sua 10ª edição concluída em Maceió, nas últimas sexta (28) e segunda-feira (31), com a exposição de experiências exitosas alcançadas em trabalhos desenvolvidos em unidades de saúde da capital, durante a realização do projeto, que tem duração de 12 meses.

Os eventos ocorreram no auditório da Secretaria de Saúde de Maceió, no Centro, e contaram com a presença de gestores públicos e participantes do programa, como coordenadores de grupos tutoriais, tutores, professores, preceptores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro Universitário Cesmac.

"Estamos aqui para compartilhar as experiências e os aprendizados adquiridos durante todo o processo vivido nos 12 meses que correspondem ao programa. Nesse período, estivemos, juntamente com profissionais e estudantes das universidades, mergulhados nas realidades das unidades de saúde, observando a dinâmica dos locais, planejando e executando estratégias de aperfeiçoamento da gestão e da assistência da Saúde de Maceió", explicou a coordenadora do PET-Saúde Ufal pela SMS, a assistente social Teresa Carvalho.

No primeiro dia de encerramento, que aconteceu na sexta-feira (28), foram apresentadas as intervenções realizadas por estudantes da Ufal em unidades de saúde do VII Distrito Sanitário de Maceió.

Já o segundo e último dia, segunda-feira (31), contou com o compartilhamento das experiências vividas pelos estudantes do Cesmac nas unidades de saúde do III Distrito Sanitário da capital.

"Foram meses que irão agregar de forma importante ao nosso currículo enquanto estudantes e, melhor do que isso, à nossa visão enquanto trabalhador da saúde, quando tivermos exercendo nossa profissão, pois conhecemos de perto o funcionamento das unidades de saúde e isso vai impactar na nossa atuação de forma decisiva", disse a estudante de nutrição da Ufal, Maria Eduarda da Silva.

Em suas apresentações, estudantes mostraram sugestões de aperfeiçoamento de processos internos das unidades de saúde, forças e fraquezas encontradas nos locais, além dos resultados das intervenções aplicadas durante o período.

Para Alayde Ricardo, diretora de Atenção à Saúde da SMS, o Pet-Saúde é símbolo de um SUS diplomático que é construído a partir de múltiplos olhares.

"No meu tempo de estudante de enfermagem, sonhava com o dia em que pudéssemos ter voz ativa na construção dos serviços públicos de saúde e, hoje, estou aqui nesse evento, que é a prova de que o meu sonho se tornou realidade, pois a presença do aluno nos serviços de saúde traz benefícios práticos tanto para o serviço como para o aspecto pedagógico. Todos somos transformados com esse projeto e, ao final, quem sai ganhando é aquele que irá receber nossa assistência em saúde", destacou a diretora.

Além da diretora de Atenção à Saúde da SMS, também estiveram presentes no evento a diretora-geral de Planejamento em Saúde, Sônia Moura, e o pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros.

PET-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, inspirado no Programa de Educação Tutorial - PET, do Ministério da Educação.

Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.

O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação Superior – SESU, do Ministério da Educação.

A 10ª edição do PET-Saúde foi voltada para a gestão e assistência, tendo como perspectiva estratégica integrar os serviços de saúde com as universidades, promovendo mudanças institucionais entre as partes para a reorientação da formação e do trabalho em saúde na realidade.

Nessa perspectiva, a Secretaria de Saúde de Maceió trabalha, desde agosto de 2022, em parceria com alunos e professores da Ufal e do Cesmac, para contribuir com a qualificação da atenção em saúde e para preparar os futuros profissionais de saúde com competências compatíveis às necessidades do sistema de saúde pública.

Informações adicionais:
Site da Universidade Federal de Alagoas