Política

Lira sobre reforma ministerial: ‘a escolha é exclusiva do presidente da República’

Lira não nega que esteja havendo negociações para o PP ganhar um ministério mas diz que a escolha é prerrogativa de Lula

Por 7 segundos 01/08/2023 12h12 - Atualizado em 01/08/2023 12h12
Lira sobre reforma ministerial: ‘a escolha é exclusiva do presidente da República’
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira, explicou que a reforma ministerial não passa por ele e que, tal escolha, é exclusiva do presidente da República. A possibilidade do PP, partido de Lira, conseguir um ministério ainda está de pé, mas Lira negou que as negociações passe por seu aval.

“Cabe a ele - Lula - estabelecer um diálogo republicano com as direções e os líderes partidários”, disse Lira. “Continuo trabalhando junto a eles para fazer a composição adequada para o governo obter a necessária sustentação política no Congresso Nacional”, completou.

Já foi amplamente divulgado os problemas de interlocução que a atual Esplanada dos Ministérios vem tendo com o Congresso Nacional. Tendo em vista criar uma base sólida do Planalto na Casa, a reforma ministerial de Lula deve agraciar partidos do centrão como o PP de Lira.

Para Lira, o papel da Câmara dos Deputados é, prioritariamente, manter a relação institucional com a Presidência da República para buscar a aprovação de matérias de interesse do país.