Geral

Representantes do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda são nomeados

Membros ficarão nos cargos durante o triênio 2023-2026

Por Prefeitura de Maceió 02/08/2023 13h01
Representantes do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda são nomeados
Diário Oficial do Município de Maceió - Foto: Secom Maceió

O Prefeito JHC nomeou, na última semana, os novos representantes do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Maceió (CMTER). O objetivo do grupo é analisar, discutir, propor e acompanhar a elaboração e execução da política de trabalho, emprego e renda em âmbito municipal.

O conselho é composto por nove representantes, sendo três representantes do Poder Executivo; três representantes dos trabalhadores, indicados pelas centrais sindicais; federações de classe e sindicatos, e mais três representantes dos empregadores; indicados pelas federações ou por entidades patronais e representantes da sociedade civil organizada.

O Secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Francisco Sales, salienta que o funcionamento do Conselho será fundamental para que o município possa acelerar suas ações de empregabilidade, com o recebimento de verbas do Governo Federal.

“Nós temos um índice muito positivo na geração de novos postos de trabalho em nossa cidade e com a atuação do Conselho na formação de novas políticas públicas, vamos conseguir gerar mais capacitação aos trabalhadores, para facilitar o preenchimento das vagas disponíveis no nosso mercado de trabalho”, afirma Francisco Sales.

Os membros não receberão remuneração e caberá, dentro de suas funções, a responsabilidade de deliberar acerca das políticas de trabalho, emprego e renda em Maceió; apreciar e aprovar ações e serviços no SINE; acompanhar, fiscalizar e aprovar políticas de trabalho, emprego e renda e fiscalizar as atividades exercidas pelo SINE Maceió.

Dos nove representantes, um será eleito presidente do Conselho, podendo ficar no cargo durante um ano.

Sabia quem faz parte do Conselho Municipal:


Representantes do Poder Executivo:


- Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária: Nycholas Pires da Silva; Diego dos Santos Fernandes; Maria Marielza dos Santos Xavier.

Representantes dos trabalhadores


-Central Única dos Trabalhadores de Alagoas: Vicente Oliveira da Silva Junior

-Sindicato dos Professores de Alagoas: Eduardo Jorge Vasconcelos de Lima

-Sindicato dos Trabalhadores de Alagoas: Célia Maria Henrique Capistrano

Representantes dos empregadores


-ALMA VIVA: Rodrigo Alex de Rosa

-Associação Empresarial do Núcleo Industrial Bernardo Oiticica: Carlos Pinheiro da Costa Júnior

-Maceió Shopping: Carlos José de Carvalho Rodas