Geral

Ação educativa da Alurb no Vergel aborda reciclagem de materiais

Atividade foi feita em parceria com a CoopMundaú, cooperativa responsável pela coleta seletiva na região

Por Prefeitura de Maceió 02/08/2023 13h01
Ação educativa da Alurb no Vergel aborda reciclagem de materiais
Alurb realiza educação ambiental no bairro do Vergel com foco na reciclagem de materiais. - Foto: Cristalya Tavares/Ascom Alurb

Em uma ação que se iniciou na última segunda-feira (31), os educadores ambientais da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) percorreram ruas do bairro do Vergel do Lago orientando a respeito do processo de separação de materiais e sua reciclagem, importante para a preservação do meio ambiente e limpeza da cidade.

A atividade contou com a participação de catadores da CoopMundaú, cooperativa que nasceu na gestão do Prefeito JHC e agora é responsável pela coleta seletiva na região, gerando renda para mais de 20 famílias. O objetivo da conversa com os moradores da localidade era informar a respeito da atuação da cooperativa e explicar quais itens podem ser reaproveitados e como devem ser separados dos resíduos comuns para ganharem a destinação correta.

Morador do bairro, Carlos Augusto confirma que, a partir de agora, vai melhorar seu descarte de recicláveis.

"Eu não tinha o costume de realizar a separação. Mas agora, diante das explicações e necessidades, sinto que preciso fazer meu papel e ajudar na coleta seletiva", revelou.

Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, avalia como positiva a ação e afirma que os cidadãos são parte do processo de reciclagem.

"Os materiais coletados vêm diretamente da residência dos maceioenses. Sendo assim, eles são peças chaves no processo, responsáveis diretos por separar da forma adequada para que os catadores possam realizar a coleta seletiva e dar a destinação correta para esse material, gerando renda para suas famílias", disse.

Além das orientações a respeito do lixo e da programação da coleta seletiva, informadas pelos educadores e catadores, respectivamente, a CoopMundaú aproveitou para fazer o recolhimento de itens recicláveis que estavam nas residências visitadas, como plásticos, papelão e embalagens em geral.

Ampliação da Coleta Seletiva


Com a expansão da coleta seletiva, iniciada em julho deste ano, 50 mil residências serão atendidas. Anteriormente, eram cerca de 16 mil. No novo contrato, derivado do edital lançado em fevereiro deste ano, mais uma cooperativa foi beneficiada, além das quatro que já eram parceiras do município: A CoopMundaú, do Vergel do Lago, que é fruto da gestão do Prefeito JHC e todo o investimento feito pelo gestor no bairro.