Saúde

Unidades de Saúde iniciam campanha de amamentação do Agosto Dourado

Em Maceió, ações reforçam importância do ato de amamentar, que beneficia mães e bebês

Por Ascom SMS 02/08/2023 13h01
Unidades de Saúde iniciam campanha de amamentação do Agosto Dourado
Profissionais de saúde deram início às mobilizações da campanha nas unidades de saúde - Foto: Assessoria

As ações do mês de incentivo, intensificação, promoção e apoio ao aleitamento materno já iniciaram na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Unidades de Saúde do Município estão mobilizando usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) para reforçar a importância da amamentação, um processo natural e essencial para o desenvolvimento saudável do recém-nascido e da criança.

Nesta terça-feira (1º), profissionais da Unidade de Saúde Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto promoveram um momento especial para as gestantes usuárias da unidade no Salão de Festas Chez Marie, localizado no São Jorge. Na ocasião, houve demonstração de técnicas de amamentação, relaxamento na hora do parto e palestra sobre os direitos das mulheres que amamentam. O momento também contou com exposições de arte em gesso das barrigas das gestantes e com a troca de experiências entre as usuárias.

“O Agosto Dourado é um mês muito importante na saúde pública, pois é o mês de luta pelo incentivo à amamentação. Amamentar é um ato de amor que envolve a alimentação e o vínculo entre mãe e filho. O leite materno traz diversos benefícios à saúde do bebê e da mãe, por isso estamos trazendo diversas ações durante todo esse mês para conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno”, destacou a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira.

Iara Francisca, enfermeira da USF Maria José de Vasconcelos Neto, ressaltou sobre os direitos trabalhistas que são garantidos às mães que amamentam. “Como forma de incentivar a amamentação e reforçar sua importância para saúde do bebê, agosto foi instituído como o mês do Aleitamento Materno por meio da Lei N° 13.435/2017. Mulheres que amamentam possuem direitos garantidos pela CLT. Por isso, a amamentação é um compromisso de toda a sociedade”, enfatizou.

A USF Arthur Ramos, localizada no Conjunto Henrique Equelman, também realizou atividades voltadas à campanha nesta quarta-feira (2). Os profissionais de saúde mobilizaram as usuárias gestantes, lactantes e puérperas, com palestras acerca da importância do aleitamento materno e seus benefícios para a mãe e o bebê. A atividade alusiva também contou com a troca de experiências entre as mães, sorteio de brindes e um café da manhã.

Confira a programação


A campanha Agosto Dourado, que este ano traz como tema "Facilitando o Aleitamento Materno: Fazendo a diferença para os pais que trabalham", abordará a importância do aleitamento materno durante todo o mês nos equipamentos públicos de saúde. Segue a programação abaixo:

- 02 a 30 de agosto - Ações de promoção e doação de aleitamento materno nas Unidades de Saúde da capital. Ações realizadas em parceria com Saúde do Homem, Coordenação de Nutrição, Saúde da Mulher, Saúde do Adolescente, Saúde Bucal e equipe Multidisciplinar da Atenção Básica (e-Multi).

– 03/08 (9h): Abertura oficial da campanha na URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

– 04/08 (8h às 12h): Feira Agroecológica – Impacto na amamentação (Pátio da SMS);

– 07/08 (8h): Blitz da amamentação na Maternidade Nossa Senhora da Guia;

– 08/08 (9h): Ações de coleta e doação de leite humano na URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

– 09/08 (8h às 13h): Curso de manejo clínico do aleitamento materno (Auditório da SMS – Centro para enfermeiros e pediatras)

– 11/08 (9h às 17h) – Curso teórico prático de segurança alimentar no manuseio do leite humano (Auditório da HUPPA),

- 15/08 (9h): Ações de coleta e doação de leite humano na USF José Araújo Silva (Jacintinho);

– 23/08 (8h às 13h) – II Simpósio Municipal de Aleitamento Materno (Auditório Cesmac);

- 31/08 – Encerramento do Agosto Dourado no Saúde da Gente.