Meio ambiente

Paulo Dantas assina Pacto pela Governança da Água em Brasília

Governo reforçou estratégias e ações de gestão de recursos hídricos, de saneamento e segurança de barragens

Por 7Segundos com Agência Alagoas 02/08/2023 21h09
Paulo Dantas assina Pacto pela Governança da Água em Brasília
Paulo destacou a alegria em fazer com que Alagoas também participe do Pacto - Foto: Robson Cesco

Após anunciar R$ 10 bilhões em investimentos para saneamento básico e abastecimento de água, o governador Paulo Dantas assinou na Agência Nacional de Águas (ANA) um Pacto pela Governança da Água. O objetivo é equalizar e harmonizar diretrizes, estratégias e ações de gestão de recursos hídricos, de saneamento e nos serviços hídricos e segurança de barragens. A solenidade aconteceu na sede da ANA, em Brasília. Mais de uma dezena de estados se comprometeram com o documento.

“Participar desse pacto é motivo de muita alegria e eu acredito na política pública de maneira integrada e transversal, com alto nível de governança. Nós temos que ter qualidade na gestão das nossas águas, qualidade da gestão da proteção de barragens, do nosso sistema hídrico como um todo. Nosso saneamento básico também que é fundamental. Quando tem mais água e mais saneamento, tem mais saúde”, ressaltou o governador.

“Ontem mesmo nós lançamos um programa chamado Mais Água Alagoas que tem o objetivo de universalizar a distribuição de água e esgotamento sanitário para praticamente todos os municípios. O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, conseguiu contratualizar com a empresa BRK Ambiental, um financiamento de R$ 1,1 bilhão que possibilitará o avanço da universalização do saneamento na Região Metropolitana de Maceió (RMM) e as empresas Águas do Sertão e Verde Alagoas estão para fechar um valor e nós vamos conseguir andar com mais celeridade com esses investimentos que serão fundamentais para o povo de Alagoas”, acrescentou.

O Pacto pela Governança da Água é um termo de adesão entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e os estados para fortalecer a gestão de bacias hidrográficas, ampliando o conhecimento e desenvolvimento de políticas para mudanças climáticas, além de fortalecer as políticas de saneamento básico através de normativas de referência para o setor e o aprimoramento dos mecanismos de gestão, operação e manutenção da infraestrutura hídrica, abrangendo, também, a segurança de barragens. Nesse sentido, a iniciativa da Agência também visa a fortalecer institucional e operacionalmente a gestão de recursos hídricos em âmbito estadual, assim como melhorar a articulação da União com os estados e o Distrito Federal (DF) em prol da governança das águas no País.

VANGUARDAA diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios enfatizou a importância da adesão de Alagoas ao Pacto. “É fundamental essa adesão de Alagoas. Um estado que já liderou a agenda do saneamento, sendo o estado de vanguarda no país pelas ações com saneamento, visando a universalização de abastecimento de água e esgotamento sanitário no belo estado de Alagoas banhado por praias maravilhosas que atraem muitos turistas”.

O secretário de Governo (Segov), Vitor Pereira, aproveitou a oportunidade para enaltecer o programa Mais Água Alagoas. “Com essa potencialização do programa esperamos que os investimentos fossem mais direcionados agora pra o litoral norte onde estão municípios como São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe lugares que tem as praias mais bonitas do mundo. E lá no litoral norte nós vamos intensificar esses investimentos porque os turistas quando chegam lá, eles estão na melhor praia do mundo, mas tem dificuldades com a infraestrutura, de energia e de água e por isso também a Arsal está atuando fortemente junto a Equatorial para que esses problemas de energia sejam resolvidos”.

Com a assinatura, a Segov fica responsável pela coordenação da implementação do pacto no Estado.