Cidades

Defesa Civil de Maceió utiliza sistema de navegação por satélite para monitoramento de encostas

Equipamentos medem com precisão a movimentação do solo

Por Assessoria 03/08/2023 16h04
Defesa Civil de Maceió utiliza sistema de navegação por satélite para monitoramento de encostas
Monitoramento é realizado para verificar se há movimentação de solo nas encostas. - Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

A Defesa Civil de Maceió, de forma preventiva, realiza monitoramento de encostas utilizando tecnologia para identificar possíveis movimentações de solo. Com o Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System - GNSS), é possível coletar dados para propor ações preventivas nas áreas de risco.

O monitoramento de superfícies é feito com a implantação de marcos, no qual é estabelecido um ponto fixo (base), interligando pontos que são rastreados pela antena GNSS e, em posse dos dados é possível identificar se houve deslocamento de solo.

Caroline Vasconcelos, coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), explica que “após a implantação dos marcos, os técnicos realizam a coleta dos dados semanalmente para fazer comparativos e verificar se há movimentações”.

Este método de análise já está sendo utilizado no bairro Rio Novo, no Residencial Vale do Amazonas, onde há movimento de massa na encosta, como também em Fernão Velho, para indicação de possíveis obras de estabilização de encostas.

Após coleta de dados, técnicos realizam o processamento e análise para identificar movimentação de solo. Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

“Temos atuado fortemente com as ações de prevenção para que os riscos sejam eliminados. A Defesa Civil não age somente depois que algum acidente ou desastre acontece, mas, principalmente, para mitigar esses riscos”, enfatiza Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.

Após a demarcação dos pontos e coleta de dados, os técnicos do CIMADEC fazem a análise e a interpretação, utilizando a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) e Posicionamento por Ponto Preciso (PPP), disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“Este é apenas um dos métodos que utilizamos. Nosso monitoramento é constante e ininterrupto”, finaliza o coordenador.

Identificado o risco, a Defesa Civil de Maceió propõe as ações para que estes riscos sejam eliminados e a população esteja mais segura, sobretudo as que residem em áreas de risco. Entre as principais ações estão as obras de proteção e de contenção de encostas, assim como a aplicação de lona de forma temporária até que as obras sejam efetivadas.