Maceió

Presidente da Comissão de Meio Ambiente participa de reunião com carroceiros

O encontro acontece três dias após um protesto organizado por carroceiros no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira dos Martírios, no centro da capital

Por Assessoria 03/08/2023 17h05
Presidente da Comissão de Meio Ambiente participa de reunião com carroceiros
Presidente da Comissão de Meio Ambiente participa de reunião com carroceiros - Foto: Assessoria

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Delegado Leonam (União Brasil), esteve na Prefeitura de Maceió nesta quinta-feira, 3, para participar de uma reunião que debateu a situação dos carroceiros na cidade e os maus-tratos aos animais. O encontro acontece três dias após um protesto organizado por carroceiros no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira dos Martírios, no centro da capital.

Durante a reunião, onde estavam presentes o secretário municipal de Bem-Estar Animal, Gabriel Pinheiro; o diretor da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Dário Guedes; o presidente da Associação dos Carroceiros, Alisson Henrique, além de representantes da Secretaria do Governo da Prefeitura, o deputado Delegado Leonam demonstrou interesse em resolver a situação. Segundo o parlamentar, é imprescindível lançar um olhar amplo sobre a questão, no intuito de se encontrar, em conjunto, uma solução que atenda ao profissional carroceiro e que preserve os animais dos maus-tratos. “A reunião, com tom apaziguador, buscou alternativas de trabalho aos carroceiros. Por outro lado, com o apoio da Prefeitura, também disponibilizar médicos veterinários para cuidar e tratar dos cavalos, já que o tratamento é bastante caro e estes trabalhadores não têm condições de custear do próprio bolso”, destacou.

O deputado ainda enfatizou a existência de uma lei federal proibindo os maus-tratos aos animais e que os cavalos nas ruas, muitas vezes, têm causado transtornos no trânsito e acidentes com veículos. Sem falar na situação de abandono de animais mortos em vias públicas e de sua utilização para o descarte irregular de lixo, que é também um crime ambiental. “Atividades ilícitas não podem ser ‘meio de vida’; e maus-tratos aos animais é crime previsto em lei. Reconhecendo tudo isso, estarei sempre à disposição de todos para criarmos alternativas de emprego aos profissionais”, reforçou o Delegado Leonam.

O secretário Gabriel Pinheiro informou o agendamento de outra reunião para o próximo dia 15 de agosto. Até lá, a Prefeitura irá buscar uma medida definitiva para ser apresentada aos carroceiros. Pinheiro disse que a conversa de hoje serviu para conhecer os pleitos da categoria e, a partir daí, buscar entendimento conjunto para o problema. “Tudo isso sem deixar de acolher a demanda dos carroceiros e sem descumprir o que determina a legislação, porque sabemos que é deste trabalho que eles tiram o seu sustento”.

Para o representante dos carroceiros, Alisson Henrique, o encontro foi bastante produtivo e com vários esclarecimentos. “Gostamos muito do que nos fois falado. Esperamos que no próximo dia 15 possamos ter mais notícias boas. A ideia é nos unirmos para acabar com os maus-tratos dos animais e, quero deixar claro: iremos ajudar nisso. No final, vamos todos encontrar uma solução viável para os carroceiros e para os animais”, enfatizou.