Educação

Edital do Programa Esporte na Ufal oferece mais de 1,7 mil vagas para estudantes

São 28 atividades esportivas e de orientações; Inscrições ficam abetas de 7 a 11 de agosto

Por Ascom Ufal 05/08/2023 13h01
Edital do Programa Esporte na Ufal oferece mais de 1,7 mil vagas para estudantes
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Reprodução

Estudantes dos campi A.C. Simões, Ceca, Arapiraca e do Sertão poderão se inscrever para participar do Programa Esporte na Ufal a partir da próxima segunda-feira (7). Mais de 1,7 mil vagas estão disponíveis no edital publicado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) para 28 atividades no total.

O Programa tem por objetivo proporcionar a prática de atividades físicas e esportivas, orientadas por docentes e discentes dos cursos de Educação Física da Ufal. A iniciativa é do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) do Campus A.C. Simões em parceria com a coordenação do curso de licenciatura em Educação Física do Campus Arapiraca e com o Programa de Atividade Física, Esporte e Lazer (Pael) da Proest.

Os interessados devem realizar a inscrição on-line clicando aqui, a partir das 10h do dia 7 até às 17h do dia 11 de agosto. O processo de seleção simplificado será feito em etapa única e classificatória pela ordem de inscrição, de acordo com o registro de data e hora do envio do formulário eletrônico.

Todos os estudantes de graduação, pós-graduação e da Escola Técnica de Artes (ETA) presenciais da Universidade podem escolher até duas atividades, indicando a primeira e a segunda opção, com dias e horários previamente estabelecidos, conforme Anexo 1 do edital.

Entre as atividades oferecidas estão atletismo, badminton, basquete, dança, corrida, futebol, judô, jiu-jitsu, tênis e triatlo.

O resultado da seleção vai ser divulgado no dia 16 agosto, assim como a lista de espera. Já as atividades terão início em 21 de agosto e seguem calendário acadêmico até julho de 2024.

Sobre as vagas


Serão ofertadas 1.337 vagas para atividades em 21 modalidades no Campus A.C. Simões; 220 vagas para atividades de Natação no Campus Arapiraca e 154 para o Campus do Sertão, que vai oferecer atividades de lutas, tênis de mesa e xadrez.

Outras três atividades também serão disponibilizadas em Maceió, sem limite de vagas, com funcionamento em fluxo contínuo de entrada de participantes: Centro de Avaliação e Aconselhamento da Atividade Física e Saúde (Caafs), avaliação e orientação de treinamento voltado para o esporte na Ufal, e Prática Corporal Com (In) Formação.

O total de vagas está distribuído em duas categorias em cada atividade oferecida: prioridade (60%) e ampla concorrência (40%). De acordo com o edital, as vagas prioritárias poderão ser preenchidas por estudantes de graduação da Ufal, regularmente matriculados, e que sejam atendidos por alguma modalidade de assistência estudantil, como: Bolsa Pró-graduando (BPG); Residência Universitária Alagoana (RUA); Restaurante Universitário (RU) com gratuidade; Auxílio Alimentação; Auxílio Moradia; e os discentes com deficiência atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC).