Política

PGR pede que o Supremo suspenda as investigação da PF que envolve Arthur Lira

A PGR acredita que a apuração deveria ter iniciado diretamente no STF, e não na primeira instância

Por 7 segundos 08/08/2023 10h10
PGR pede que o Supremo suspenda as investigação da PF que envolve Arthur Lira
Arthur Lira - Foto: Agência Câmara

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação de toda a investigação da PF sobre os desvios na aquisição de kits de robótica por prefeituras de Alagoas, que envolveu o nome de Arthur Lira.

De acordo com o Uol, o pedido foi assinado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Na manifestação, mantida em sigilo, a PGR alegou que existiam indícios da ligação de Lira com os fatos investigados desde o início do inquérito.

O órgão defende que a apuração deveria ter sido iniciada diretamente no STF, e não na primeira instância. Diante disso, a PGR apresentou um posicionamento para embasar o julgamento de um recurso interposto pela defesa de Lira no mês passado, com o objetivo de anular a investigação.

Em decorrência desse recurso, a apuração foi suspensa por ordem do ministro Gilmar Mendes. O processo será julgado no plenário virtual do Supremo a partir de sexta-feira (11).

A defesa de Arthur Lira argumentou perante o STF que o inquérito não deveria ter tramitado em primeira instância, alegando que tinha como objetivo investigá-lo. Porém, durante esse período,a PF não conduziu investigações específicas em relação a Lira.