Maceió

Academia ao ar livre no Sobral é alvo de tentativa de furto pela segunda vez

Espaço foi inaugurado há menos de 20 dias; agora, vândalos forçaram o cadeado do baú onde são deixados os equipamentos dos frequentadores

Por Prefeitura de Maceió 08/08/2023 10h10
Academia ao ar livre no Sobral é alvo de tentativa de furto pela segunda vez
Secretário Thales Novaes mostra cadeado que foi forçado por vândalos - Foto: Cortesia/Assessoria

A Academia do Povo, montada ao ar livre pela Prefeitura de Maceió, na orla da Praia do Sobral, foi alvo de uma tentativa de furto nesta segunda-feira (7). O baú, no qual são deixados os equipamentos para uso dos frequentadores, teve o cadeado danificado. Por sorte, nada foi levado.

O ato de vandalismo foi percebido pelo professor de educação física, que atua no espaço e fez imediato contato com a Secretaria Municipal de Esportes. O secretário Thales Novaes esteve no local e viu que a fechadura foi forçada, mas como os criminosos não conseguiram abrir, foram embora.

Esta é a segunda vez em que vândalos investem contra a academia na praia do Sobral. No primeiro dia da instalação, empenaram o suporte dos halteres.

“Faço um apelo pela conscientização da população, que utiliza a academia para que não permitam que ela sofra qualquer tipo de vandalismo. Recebi a ligação logo cedo do educador físico dando conta dessa situação, que só faz prejudicar o espaço que está disponível a todos. Vamos usar de forma ordeira a academia, que foi entregue a menos de 20 dias”, destacou o secretário.

Provocar danos ou subtrair patrimônio público é crime qualificado e os responsáveis devem ser penalizados conforme a legislação, segundo o Artigo 163, Inciso III do Código Penal, sob pena de seis meses a um ano de prisão ou o pagamento de uma multa, além do crime de furto, Art. 155 do Código Penal. A pena pode chegar de um a quatro anos de detenção e multa, podendo ser maior se o crime for qualificado.

Ao presenciar o crime contra o patrimônio público, a população pode denunciar, fazendo contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190.