Geral

Detran Alagoas orienta condutores sobre segurança de pedestres

Código Brasileiro de Trânsito estabelece que veículos de maior porte sejam responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados, e todos pelos pedestres

Por Detran 08/08/2023 12h12
Detran Alagoas orienta condutores sobre segurança de pedestres
Faixa de pedestres - Foto: Ilustração

No trânsito, o maior sempre tem que cuidar do menor! É isso que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e deve ser o pensamento de todos os condutores ao saírem de casa dirigindo um veículo. E para conscientizar esse público no Dia Internacional do Pedestre, celebrado nesta terça-feira (08), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) dá algumas orientações.

O artigo 29 do CTB estabelece que os veículos de maior porte sejam sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pelos pedestres. Somente no primeiro semestre de 2023, 522 pessoas foram atropeladas e deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital de Emergência do Agreste, unidades de referência no atendimento de vítimas de trânsito em Alagoas.

“Nem sempre fazemos os deslocamentos em veículos automotores, mas em algum momento do dia, nos tornamos pedestres. Por isso, todos que estão no trânsito – condutores, motociclistas e ciclistas – precisam cuidar do pedestre, que está com o corpo totalmente exposto e é o mais vulnerável nessa relação. O impacto de um veículo automotor poderá causar lesões graves, levando a situações de invalidez e até óbito”, afirmou Marco Fireman, diretor-presidente do Detran.

Já a Edira Soares, chefe de educação para o trânsito do Detran, reforça a importância da obediência à sinalização como forma de evitar acidentes, principalmente em locais com fluxo intenso de pedestres, onde a velocidade deve ser ainda mais baixa. “Os condutores devem estar sempre atentos. É fundamental que os veículos trafeguem com a velocidade reduzida em locais de muita circulação de pedestres. O excesso de velocidade é o principal fator de risco para os atropelamentos”, orientou.

Mas as orientações não são somente para os condutores; elas também valem para os pedestres. Edira Soares orienta que os pedestres devem lembrar que a vida é o bem mais valioso e não podem estar caminhando distraídos e desatentos.

“Os pedestres também precisam estar atentos a tudo que está acontecendo à sua volta, então orientamos que eles não estejam usando o celular ou fones de ouvidos, no trânsito toda atenção é necessária para evitarmos acidentes. Os pedestres também devem buscar lugares seguros para atravessar uma rua, como faixas de pedestre ou passarelas, usar roupas claras para serem vistos pelos condutores, evitar travessias em curvas. Quando estiverem com crianças, o cuidado deve ser redobrado, e os responsáveis precisam segurar os pequenos firmemente pelo punho, porque segurando somente pela mão, a criança consegue se soltar com facilidade”, finalizou.

Tags: