Saúde

Leonardo Dias cobra resolução de superlotação em UPA

O vereador afirmou que divergências políticas não podem causar danos à população

Por 7Segundos com Assessoria 09/08/2023 08h08
Leonardo Dias cobra resolução de superlotação em UPA
Vereador Leonardo Dias - Foto: Reprodução Assessoria

O vereador Leonardo Dias (PL) usou o plenário da Câmara Municipal de Maceió (CMM) para voltar a cobrar a resolução de problemas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra, que está com áreas superlotadas desde há cerca de duas semanas.

Dias fiscalizou o equipamento público na quinta-feira (3) e constatou diversos problemas, entre os mais graves, o atraso para transferência de pacientes para hospitais. O vereador afirmou que conversou com o secretário municipal de Saúde, Luiz Romero, para solucionar o problema junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Leonardo Dias reafirmou em plenário que muitas pessoas que estavam na UPA no dia de sua fiscalização estava esperando regulação para hospitais há cerca de uma semana e que funcionários da unidade de saúde precisaram improvisar ambientes para atender pacientes que estavam nas alas amarela e vermelha, ambas com capacidade acima do ideal.

“Conversei com o secretário Luiz Romero e pedi a ele uma atenção especial para que se chegasse a uma solução junto a Sesau. Uma reunião ficou marcada para esta semana e esperamos que haja uma solução definitiva para este problema. Não é razoável que divergências políticas causem danos à população”, afirmou.

Se não bastasse a lotação da UPA, outros pacientes da ala de Urgência e Emergência estavam esperando um tempo maior do que o recomendado pelo Protocolo de Manchester.

“Fica o meu apelo para que se resolvam este problema em definitivo. O Estado construiu vários hospitais e não sabemos onde estão esses leitos. Os profissionais da UPA do Trapiche estão sobrecarregados e eu recebi relatos de familiares que dormem no chão para ficar ao lado dos parentes que estão esperando”, concluiu.