Maceió

Defesa Civil de Maceió realiza levantamento social para Plano de Contingência

A ação contou com a atuação de agentes das diretorias Social e de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco e do setor Operacional

Por Secom Maceió 09/08/2023 17h05
Defesa Civil de Maceió realiza levantamento social para Plano de Contingência
Agentes da Defesa Civil de Maceió levantaram dados de famílias, pessoas e residências da região - Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

A Defesa Civil de Maceió realizou, na manhã desta quarta-feira (9), um levantamento social no bairro Rio Novo, no Residencial Vale do Amazonas. A ação tem o objetivo de levantar o quantitativo de famílias, pessoas e moradias do conjunto para fazer parte do Plano de Contingência (PLANCON), que está sendo preparado para a região.

“Está no escopo de ações da Defesa Civil de Maceió, a realização de ações e diretrizes para a prevenção de desastres e, uma delas é a elaboração de planos de contingências para as regiões que têm pontos de risco, para que a população saiba agir em casos de desastres”, explica a diretora de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco, Carolina Sarmento.

A ação contou com a atuação de agentes das diretorias Social e de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco e do setor Operacional da Defesa Civil de Maceió. “Com este quantitativo em mãos, nós vamos ter a base da população que será beneficiada, como também poderemos dar mais segurança aos moradores do residencial”, acrescenta a diretora social, Sheila Ferro.

No Plano de Contingência constam diretrizes e orientações à população, que serão executadas em casos de desastres, como deslizamento de massa e/ou desabamento de edificações. Após a conclusão do Plancon, serão planejados os treinamentos e simulação de evacuação.

Em que casos são feitos Planos de Contingência


O Plano de Contingência é criado quando há potenciais riscos, que culminam em necessidade de evacuação imediata, no qual a população deve estar em posse de todas as informações necessárias para agir de forma adequada em situações de desastres, com o objetivo de salvaguardar as vidas.

O que aconteceu no residencial


A Defesa Civil de Maceió acompanha e monitora o caso desde a aparição das primeiras rachaduras nos imóveis e rebaixamento da via de acesso ao local. Em julho de 2022, as equipes atenderam ocorrências no residencial, que culminou com a interdição de 24 residências e a demolição de oito imóveis. Desde então, os técnicos seguem monitorando a área com vistorias frequentes, realizando ações de mitigação de risco.