Geral

Cabo Bebeto e professor Saulo Oliveira debatem descriminalização do porte da maconha

Ambos foram convidados do programa Antena Manhã desta quinta-feira (10)

Por 7Segundos 10/08/2023 13h01 - Atualizado em 10/08/2023 13h01
Cabo Bebeto e professor Saulo Oliveira debatem descriminalização do porte da maconha
Debate foi intermediado pelo jornalista Abidias Martins - Foto: Thayla Paiva

O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) e o professor Saulo Oliveira ficaram lado a lado em um debate nesta quinta-feira (10), no programa Antena Manhã, da Rede Antena 7, para discutir sobre a descriminalização do porte da maconha, para o uso pessoal.

Em busca de enriquecer o debate, ambos os convidados partiram de pontos de vista distintos. Cada um dos entrevistados teve dois minutos para responder aos questionamentos feitos pelo jornalista Abidias Martins.

Questionados se a criminalização do porte de maconha fere o direito à liberdade individual, o deputado Cabo Bebeto traçou um paralelo entre o consumo de drogas com o porte de armas de fogo.

“Eu acho interessante o respeito à liberdade, mas não olham [da mesma forma] a questão da defesa da pessoa. Arma de fogo pode fazer mal a terceiros, mas também você também comprando droga, você pode fazer mal a terceiros, então pela experiência que eu tenho na rua, o traficante vai andar com quantidade menores, então o traficante, que não é nenhum besta, vai começar a portar aquela quantidade”, disse.

Já o professor Saulo Oliveira se propôs a refletir sobre a questão, baseando-se em uma interpretação dada pela Defensoria Pública de São Paulo.

“É importante a gente categorizar e contextualizar, a partir do que se dá essa discussão, o STF só se articula em torno de um tema quando ele é provocado. Significa dizer que o Supremo foi convocado a se pronunciar. Já passou da hora do Supremo dar uma posição sobre isso. Afinal, é crime ou não é? Porque como está na Lei, é possível criar uma argumentação como essa”, afirmou.

Para ouvir todo o debate na íntegra, acesse o Youtube da Rede Antena 7 clicando aqui.

O programa Antena Manhã vai ao ar todos os dias das 7h às 12h, pela Rede Antena 7, com apresentação de Abidias Martins e Thayla Paiva.