Saúde

Mais de 70% dos casos de meningite no estado foram registrados em Maceió

Os especialistas na área da saúde apontam que o aumento de registros da doença está relacionado à falta de vacinação

Por 7Segundos com TV Pajuçara 14/08/2023 15h03 - Atualizado em 14/08/2023 17h05
Mais de 70% dos casos de meningite no estado foram registrados em Maceió
Vacinas contra meningite estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde municipais - Foto: Assessoria

Somente no primeiro semestre deste ano, Alagoas contabilizou 29 casos de meningite e cinco mortes relacionadas à doença. Apenas em Maceió foram 21 registros da enfermidade. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgados nesta segunda-feira (14).

A capital foi responsável por 72,4% dos casos confirmados no estado, entre janeiro e junho de 2023. O mais recente foi do menino de 10 anos, identificado como Henrique, que está internado no HGE (Hospital Geral do Estado). Segundo a família, ele passa bem e deve receber alta ainda nesta semana.

Os especialistas na área da saúde apontam que o aumento de registros da doença está diretamente relacionado à falta de vacinação, principalmente em crianças menores de cinco anos. “É algo extremamente grave, que pode levar à morte ou deixar sequelas severas”, explica o médico infectologista, Fernando Maia.

Fernando conta que a meningite era muito comum até uns anos atrás, mas, por causa da vacina, praticamente desapareceu. “As pessoas começaram a relaxar e acharam que o vírus não estava mais circulando. Mas ainda circula, a prova está aí. É necessário se vacinar”.

O médico listou alguns sintomas que os pais devem ficar atentos para procurar atendimento médico, uma vez que é um quadro repentino e agudo. São eles:

- Febre muito alta e súbita;
- Manchas escuras no corpo, podem ser pretas, roxas ou vermelhas. Estas se espalham em questão de horas; as áreas mais comuns são dedos das mãos e os pés, mas podem aparecer em qualquer parte;
- Dor de cabeça muito forte. Uma criança pequena pode não saber identificar, mas ela vai ficar irritada, chorosa, podendo até vomitar.