Meio ambiente

Operação Língua Suja flagra lançamento de esgoto da BRK no sistema de drenagem

Durante a fiscalização, testes foram feitos com corante

Por 7Segundos com Secom Maceió 14/08/2023 16h04 - Atualizado em 14/08/2023 17h05
Operação Língua Suja flagra lançamento de esgoto da BRK no sistema de drenagem
Equipes de fiscalização trabalhando no bairro Ponta Verde - Foto: Allan Cesar/Secom Maceió

Uma ação de fiscalização da Operação Língua Suja, da Prefeitura de Maceió, flagrou nesta segunda-feira (14), uma rede de esgoto da BRK desembocando em uma rede de drenagem na Rua Hélio Pradines, no bairro Ponta Verde.

A ação, que ocorre de maneira permanente, é integrada por técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Infraestrutura (Seminfra).

De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, o sistema de drenagem que estava recebendo materiais da rede de esgoto é responsável por levar a água da chuva para o mar. “Com isso, os dejetos estavam sendo lançados no mar da Ponta Verde”, informou.

A Lei Municipal 4.548/96, no artigo 113, proíbe o lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou redes de águas pluviais. Com a descoberta da irregularidade, a Seminfra fechou a entrada da rede de esgoto que estava no sistema de drenagem.

A infração ambiental registrada pelos técnicos ocorreu após o tubo de esgoto que passa por dentro da rede de drenagem apresentar fissuras, ocasionando vazamento de esgoto na galeria de águas pluviais. Durante a fiscalização, foram realizados testes feitos com corante para certificar de quem seria a responsabilidade da infração.

A empresa responsável pelo esgotamento sanitário da capital foi autuada. Além disso, providências devem ser tomadas, o mais breve possível e nos próximos dias, uma defesa deverá ser apresentada pela empresa de saneamento.