Trânsito

Detran Alagoas inaugura nova pista de exames e entrega veículo adaptado para PcD

O evento aconteceu com a presença do governador Paulo Dantas, na sede do Detran Alagoas, no bairro Cidade Universitária

Por 7Segundos com Secom Alagoas 15/08/2023 14h02 - Atualizado em 15/08/2023 15h03
Detran Alagoas inaugura nova pista de exames e entrega veículo adaptado para PcD
Detran Alagoas entrega nova pista para realização de provas práticas - Foto: Ytalo Trindade/Ascom Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) inaugurou a nova pista para a realização das provas práticas de direção veicular, nas categorias A e B, nesta terça-feira (15). O evento aconteceu com a presença do governador Paulo Dantas, na sede do Detran Alagoas, no bairro Cidade Universitária.

A nova estrutura do Detran irá beneficiar 270 candidatos diariamente, que estão em busca da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou estão classificando a CNH para uma nova categoria. Todos os dias são disponibilizadas 150 vagas para candidatos na categoria B e outras 120 vagas para os candidatos da categoria A.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, a nova pista de provas tem uma área aproximada de 8 mil m², e terá uma nova etapa durante o percurso, que será um espaço para estacionamento garagem, com quatro vagas.

“Agora teremos uma pista de alto padrão, mais funcional, com novos equipamentos e estruturas, seguindo todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Tudo isso para dar melhores condições de avaliar os novos condutores, que estão em busca da 1ª CNH ou então classificando para a categoria A ou B”, disse.

Carro para PcD


Durante a inauguração da nova pista, o Detran também entregou um veículo adaptado para que Pessoas com Deficiência (PCDs) possam realizar os exames práticos de direção. Segundo Fireman, o carro disponibilizado pelo Detran pode ser adaptado para a maioria dos tipos de deficiência, e o usuário deverá fazer a solicitação para a utilização do veículo.

“Essa era uma demanda antiga nossa e da Defensoria Pública, que tiramos do papel e conseguimos realizar. Pensamos isso para dar mais oportunidade aos candidatos PcDs realizarem as provas práticas, que antes não tinham como fazer os exames, essa foi mais uma ação que busca trazer mais inclusão aos usuários com algum tipo de deficiência”, explicou Fireman.

Os candidatos que precisarem do carro adaptado devem encaminhar um documento pessoal com foto e o laudo médico emitido pela Junta Médica para o e-mail [email protected].

Novo arquivo central


O novo arquivo central do órgão também será entregue nesta terça-feira (15), com a capacidade de armazenar 160 mil caixas. Antes o arquivo estava localizado no SAC Petrópolis, fora do prédio sede do Detran Alagoas. O novo espaço trará mais conforto e comodidade para os servidores do órgão, trazendo uma economia de R$ 350 mil por mês.