Polícia

Com delação no radar, PF deve ouvir hacker Walter Delgatti nesta quarta (16)

Expectativa é de que, no depoimento, ele possa apresentar elementos que sustentem uma delação premiada sobre episódios em que ele teve participação ativa

Por 7Segundos com CNN Brasil 15/08/2023 21h09
Com delação no radar, PF deve ouvir hacker Walter Delgatti nesta quarta (16)
Delgatti está preso desde o dia 2 de agosto sob a acusação de ter invadido sistemas de tecnologia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - Foto: CNN/Reprodução

A Polícia Federal ouve o hacker Walter Delgatti nesta quarta-feira (15), segundo fontes ligadas à investigação. A previsão é de que ele seja ouvido a partir das 13h30.

A expectativa é de que, no depoimento, ele possa apresentar elementos que sustentem uma delação premiada sobre episódios em que ele teve participação ativa, como uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com militares ligados ao Ministério da Defesa para tratar da segurança de urnas eletrônicas nas eleições de 2022.

A depender do teor de suas declarações à PF, é possível que o depoimento dele nesta quinta-feira (17) à CPMI que apura os atos de 8 de janeiro não ocorra, uma vez que, caso ele feche uma delação premiada, poderá se declarar impedido de falar.

Delgatti está preso desde o dia 2 de agosto sob a acusação de ter invadido sistemas de tecnologia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na mesma operação que os policiais prenderam Delgatti, houve o cumprimento de mandados de busca nos endereços da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

A PF suspeita que a parlamentar tenha contratado o hacker para incluir documentos no sistema judicial e possivelmente interferir em urnas eletrônicas através do código-fonte. Ela nega.

A PF encontrou pagamentos de dois assessores de Zambelli ao hacker Walter Delgatti de forma fracionada.

Um requerimento de convocação de Zambelli para depor na CPMI chegou a ser protocolado, mas não foi votado.