Geral

EJAI Maceió inicia prazo de matrícula dos alunos novos e antigos

A rematrícula de alunos antigos pode ser feita até o dia 21 e para os novatos o prazo de matrícula termina no dia 24 de agosto

Por 7Segundo com Assessoria 16/08/2023 13h01
EJAI Maceió inicia prazo de matrícula dos alunos novos e antigos
EJAI Maceió - Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia, na quinta-feira (17), o prazo de matrículas e rematrículas da modalidade de Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) para o período letivo 2023.2. A Portaria que define as normas e procedimentos de matrícula, além do calendário escolar, foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16). Para conferir, basta acessar as páginas 30 a 34.

O aluno que deseja renovar a matrícula, para dar continuidade aos estudos, tem do dia 17 a 21 de agosto para confirmar a permanência na unidade de ensino em que estuda atualmente.

Já os estudantes que buscam entrar na Rede Municipal de Ensino, por meio da EJAI, têm do dia 17 a 24 de agosto. Eles devem procurar uma unidade de ensino próxima a sua moradia para realizar a matrícula.

Para realizar a matrícula, os interessados devem ir até a escola desejada e apresentar os seguintes documentos: RG e CPF; certidão de nascimento; cartão do programa “Bolsa caso possua; Número de Identificação Social; Cartão SUS; três fotos 3x4 atualizadas; documento original de comprovação de escolaridade e histórico médico escolar. Caso o aluno não tenha documento que comprove escolaridade ou sequer tenha sido alfabetizado, ele passará por uma avaliação de classificação.

Quanto à transferência interna, quando o estudante muda de região, ele deve solicitar na unidade de ensino em que estudava. O prazo é de 22 a 24 de agosto. Conforme as normas estabelecidas pela Semed, a confirmação do processo de transferência deverá ocorrer através do comparecimento dos pais ou responsável legal, ou o próprio estudante maior de idade, à unidade de ensino designada.

O aluno EJAI tem direito como qualquer outro estudante da Rede, como o Passe Livre, direito ao transporte escolar, materiais didáticos, entre outros benefícios. A Rede de Ensino de Maceió oferta o 1° segmento, que dura 2 anos, e 2° segmento, que dura 2 e meio, na modalidade.

Mercado de Trabalho


Para este novo período letivo, Maceió traz novidades na grade curricular da EJAI, conforme explica o coordenador de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Ricardo Almeida.

“A gente tem duas disciplinas importantes tanto no primeiro como no segundo segmentos. Como a Educação Mercado de Trabalho, que trabalha o empreendedorismo, educação fiscal, educação financeira dentro dessa disciplina. No segundo segmento, a gente tem a disciplina Projeto de Vida, que trabalha a questão de perspectiva de projeto, de planejamento, onde eles podem ter outras perspectivas e oportunidade tanto no mercado de trabalho como na vida pessoal”, afirmou.

“Este ano nós vamos trabalhar dentro da metodologia do projeto, o projeto Conectando saberes com a matemática, articulando os componentes curriculares dentro das áreas do conhecimento e trazendo para a matemática”, concluiu o coordenador técnico.

Calendário Escolar


A Semed estabeleceu que o período letivo 2023.2 da modalidade terá início no dia 28 de julho de 2023 para as unidades escolares que concluíram o período letivo de 2023.1. Já as escolas que vão concluir o ano letivo 2023.1 no dia 31 de agosto, o novo semestre começa no dia 1 de setembro de 2023.

No entanto, as unidades escolares que não se enquadram nos casos apresentados acima, terão o calendário escolar com início de período letivo 2023.2 após a conclusão do período letivo 2023.1.

A determinação é que o calendário escolar para EJAI deverá contemplar, o mínimo de 100 dias de efetivo trabalho escolar para período letivo 2023.2 e a carga horária definida na matriz curricular da referida modalidade, adotada pela Semed.

Do 1º ao 9º período, a jornada escolar será dividida em 3 tempos de 60 minutos por dia, totalizando 15 horas semanais de efetivo trabalho escolar, não sendo considerado o tempo reservado ao intervalo ou tempo destinado para alimentação dos estudantes.

Confira abaixo a lista das 42 escolas que funcionam EJAI:

Escola Municipal Orlando Araújo - Ponta Verde

Escola Municipal Maria José Carrascosa - Poço

Escola Municipal Almeida Leite - Ponta Grossa

Escola Municipal Antídio Vieira - Trapiche da Barra

Escola Municipal Lindolfo Collor - Disque Estrada

Escola Municipal Nosso Lar - Levada

Escola Municipal Pio X - Prado

Escola Municipal Silvestre Péricles - Pontal da Barra

Escola Municipal José Carneiro - Farol

Escola Municipal Luiza Suruagy - Ouro Preto

Escola Municipal Dom Miguel Câmara - Jardim Petrópolis

Escola Municipal Hermínio Cardoso - Fernão Velho

Escola Municipal João Sampaio - Conjunto João Sampaio

Escola Municipal Sérgio Braga - Chã da Jaqueira

Escola Municipal Arnon de Melo - Jacintinho

Escola Municipal Baltazar de Mendonça - Jacintinho

Escola Municipal Dom Helder Câmara - Feitosa

Escola Municipal Eulina Ribeiro Alencar - Jacintinho

Escola Municipal Kátia Assunção - Jacintinho

Escola Municipal Lenilto Alves - Jacintinho

Escola Municipal Olavo Bilac - Feitosa

Escola Municipal Pompeu Sarmento - Barro Duro

Escola Municipal José Correia Costa - Serraria

Escola Municipal Nise da Silveira - Antares

Escola Municipal Frei Damião - Benedito Bentes

Escola Municipal Maria de Fátima Lira - Benedito Bentes

Escola Municipal Petrônio Viana - Benedito Bentes

Escola Municipal Paulo Bandeira - Benedito Bentes

Escola Municipal Selma Bandeira - Benedito Bentes

Escola Municipal César Augusto de Oliveira - Santos Dumont

Escola Municipal Corintho da Paz - Cidade Universitária

Escola Municipal Denisson Menezes - Cidade Universitária

Escola Municipal Dom Antônio Brandão - Tabuleiro do Martins

Escola Municipal Hévia Valéria - Cidade Universitária

Escola Municipal Jaime de Altavilla - Santa Lúcia

Escola Municipal Maria de Lourdes Pimentel - Cidade Universitária

Escola Municipal Natalina Costa - Tabuleiro do Martins

Escola Municipal Silvia Celina - Cidade Universitária

Escola Municipal Suzel Dantas - Tabuleiro do Martins

Escola Municipal Zumbi dos Palmares - Clima Bom

Escola Municipal Neide França - Saúde

Escola Municipal Padre Pinho - Cruz das Almas