Saúde

Rodrigo Cunha anuncia esforço para atender mulheres que precisam de reconstrução mamária

Senador também lutará para solicitar avanços na oncologia pediátrica

Por 7Segundos com Assessoria 16/08/2023 13h01 - Atualizado em 16/08/2023 15h03
Rodrigo Cunha anuncia esforço para atender mulheres que precisam de reconstrução mamária
Senador Rodrigo Cunha - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Rodrigo Cunha se reuniu em Brasília com representantes da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. O Hospital, uma das referências em média e alta complexidade de Alagoas, já recebeu cerca de R$ 3 milhões em recursos federais destinados por Rodrigo Cunha. E durante a reunião, foram debatidos novos investimentos a serem garantidos pelo senador para a unidade hospitalar, desta vez com foco no atendimento a pacientes com câncer, de modo 100% gratuito e pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Agora, vamos nos esforçar para garantir que a Santa Casa avance em dois projetos de extrema importância. O primeiro é zerar a fila de pacientes com doenças oncológicas e que necessitam da reconstrução mamária, e aqui estão as mulheres que enfrentaram um câncer de mama e precisaram passar por mastectomia, que é a cirurgia de retirada de mama. E o segundo é melhorar a infraestrutura de atendimento aos casos de câncer infantil, tendo em vista que poucos hospitais em Alagoas atendem crianças acometidas por câncer”, destacou Cunha.

Os equipamentos adquiridos pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió com recursos destinados por Rodrigo Cunha desde o começo de seu mandato em Brasília são os voltados à videoendoscopia e à radioterapia esteriotáxica, tratamento moderno e utilizado na cura de tumores malignos. Participaram da reunião com o senador alagoano os gestores hospitalares Carlos André Mendonça Melo, superintendente do Hospital, e Dácio Guimarães, diretor financeiro da Santa Casa.

“Estamos atuando em Brasília para apoiar as demandas da saúde de Alagoas, especialmente neste momento de crise e em que várias unidades hospitalares, especialmente as filantrópicas, sofrem com a falta de repasses do estado. Com os recursos que destinamos à Santa Casa de Misericórdia de Maceió, além da aquisição de 2 equipamentos de grande porte, também aumentamos os valores para o custeio do Hospital, sempre com foco no atendimento aos pacientes do SUS”, destacou Rodrigo Cunha.