Saúde

Sesau reestrutura Núcleo de Economia da Saúde para otimizar aplicação dos recursos do SUS

Setor é responsável pelo monitoramento de custos de todas as unidades de saúde estaduais

Por 7Segundos com Secom Alagoas 21/08/2023 17h05
Sesau reestrutura Núcleo de Economia da Saúde para otimizar aplicação dos recursos do SUS
Sesau reestrutura Núcleo de Economia da Saúde para otimizar aplicação dos recursos do SUS - Foto: Olival Santos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está reestruturando o Núcleo de Economia da Saúde (NES), responsável pelo monitoramento e controle de todos os custos nas unidades de saúde geridas pelo Governo do Estado. O setor é o responsável pela emissão de Boletins Técnicos Financeiros que auxiliam a gestão na tomada de decisões, no monitoramento orçamentário, bem como na elaboração de políticas públicas que estejam em sintonia com o Plano Plurianual (PPA).

Com a reestruturação do Núcleo, os técnicos irão passar a comparar os custos empregados para manter as unidades e os resultados obtidos. Com isso, será aferida a eficiência dos hospitais, ambulatórios e UPAs, possibilitando que a gestão da Sesau atue para otimizar a aplicação dos recursos públicos, que são baseados na Lei Orçamentária Anual (LOA), qualificando, desse modo, o gerenciamento das unidades, para torná-las mais eficientes e resolutivas.

Para a coordenadora do Núcleo de Economia da Saúde, Karla Rocha, o NES vai passar a atuar com foco na otimização dos recursos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Além de realizar análises sobre a eficiência e retorno dos investimentos no setor, o NES monitora a utilização do dinheiro público, assegurando que ele seja utilizado de forma eficiente, com foco na melhoria da assistência aos usuários”, explicou.

Com a reestruturação, a primeira unidade da Sesau a contar com o Núcleo de Controle de Custos (NCC) será o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. “O HGE será contemplado com um projeto-piloto e, posteriormente, as demais unidades também serão contempladas. Para isso, serão realizadas capacitações dos servidores, além de visitas técnicas a outros estados, onde a experiência já funciona de forma exitosa, a exemplo de Pernambuco e Bahia”, esclareceu André Lins, analista de sistemas da Sesau.

O secretário de Estado de saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o respeito ao erário público é uma marca da administração estadual, e a reestruturação do NES vai focar, principalmente, nesta diretriz.

“O cuidado com o dinheiro público revertido para o SUS, por meio dos impostos pagos diariamente, é essencial para o desenvolvimento social. A Sesau entende e investe no controle dos investimentos como uma obrigação e com o compromisso de assegurar assistência à saúde aos cidadãos alagoanos de forma eficiente”, destacou o secretário.