Segurança

Ronda no Bairro acolhe adolescente pernambucana ameaçada por traficantes

Por conta do vício em entorpecentes, a menor acabou saindo de sua terra natal após denunciar traficantes

Por 7Segundos com Assessoria 22/08/2023 17h05
Ronda no Bairro acolhe adolescente pernambucana ameaçada por traficantes
Equipe Social do Ronda acolhe menor fugitiva do Recife - Foto: Assessoria

A Equipe de Articulação e mobilização Social do Ronda no Bairro acolheu, nesta terça-feira (22), uma adolescente de 14 anos, natural de Recife (PE), usuária de drogas. Por conta do vício em entorpecentes, a menor acabou saindo de sua terra natal após denunciar traficantes e ter sua vida posta em risco.

O Social foi acionado pelo Movimento Pop (de pessoas em situação de rua), depois que a jovem abandonou a Casa Dom Bosco, para onde foi enviada como medida protetiva, na capital alagoana.

“Na abordagem psicossocial realizada, encontramos a menina já em situação de rua, depois que ela fugiu do abrigo. Usuária de drogas há dois anos, ela nos relatou que fez uso de substâncias psicoativas na rua, e que comercializava o produto em sua terra natal. Lá, envolveu-se com facções criminosas e as delatou em situações que comprometeram sua integridade física e permanência no seio familiar que, inclusive, está fragilizada por questões financeiras e de relacionamento”, destacou a assistente social Vanessa Castro, coordenadora da Equipe de Articulação e mobilização Social do Ronda.

Conforme Vanessa, as profissionais do programa procuraram, também, chamar a atenção dela sobre a necessidade de priorizar e valorizar a própria vida. “Destacamos, também, que, para além de seus direitos, ela possui responsabilidades com sua própria vida, e a necessidade de colaborar e seguir as orientações e regras do acolhimento, buscando primar pelo seu maior direito à vida e se manter em segurança”, disse a coordenadora.

O Conselho Tutelar foi acionado para dar prosseguimento à situação com o encaminhamento da menor para um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPs-AD).