Política

Maceió firma cooperação técnica com município de Sobral, no Ceará

Acordo foi assinado pela secretária Jó Pereira e pelo secretário-adjunto de Educação de Sobral, Amauri Gomes

Por 7Segundos com Ascom Semed 22/08/2023 21h09
Maceió firma cooperação técnica com município de Sobral, no Ceará
Assinatura da cooperação técnica entre os municípios de Maceió e Sobral (CE). - Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

O município de Maceió firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a cidade de Sobral, no Ceará, que vem liderando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no País. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (22), durante o seminário “Gestão de resultados”, uma das ações do projeto Se liga no Ideb!, que ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na Cruz das Almas.

O documento foi assinado pela secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, pelo secretário-adjunto de Educação de Sobral e presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Amauri Gomes, e pelas subsecretárias de gestão educacional e pedagógica de Maceió, Noêmia Barroso e Vilma dos Santos, respectivamente.

O acordo possibilitará um relevante intercâmbio de técnicos, gestores, professores e pesquisadores com o intuito de aperfeiçoar a formação e difundir práticas educacionais inovadoras, tendo em vista o modelo de gestão educacional de Sobral, que está entre os melhores índices de aprendizagem do Brasil.

“Essa cooperação vai nos permitir estar juntos. É uma cooperação técnica de mão dupla e isso é muito bom. Com o apoio fundamental do nosso prefeito JHC à Educação, estamos aqui para dar continuidade a nossa missão de transformar vidas através da educação”, afirmou Jó Pereira.

Ainda durante a solenidade, a secretária pontuou que está ciente dos desafios históricos da educação pública municipal, mas garantiu comprometimento em vencer obstáculos e avançar sempre, referindo-se ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujo resultado contribui para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“A prova Saeb é o retrato de um dia, mas ela carrega no seu resultado dias, semanas, meses, muitas vezes anos de dedicação e desafios. Estamos juntos nessa, Semed e rede de ensino, conscientes dos nossos desafios, estamos focados em, dentro das nossas possiblidades, com muita determinação e muito trabalho, tentar superá-los. Não podemos perder nunca a alegria de apoiar, fazer agora, nos próximos dias, semanas, meses, o fazer acontecer da nossa missão, o sucesso de cada aluno envolvido nessa avaliação. Sucesso esse que envolve o trabalho de todos vocês, professores, coordenadores e diretores”, ressaltou Jó.

A secretária de Educação prosseguiu afirmando esperar que, no futuro, as provas Saeb e outras avaliações sejam desafios bem menos carregados de dificuldades. “Essas avaliações têm que ser justas para todos envolvidos nessa missão. É essa razão de insistirmos tanto em nossos diagnósticos, planejamento, porque vamos sim, construir melhores condições de trabalho na

educação, com tecnologia, valorização e respeito a você, profissional, e as nossas crianças e jovens, que são por quem trabalhamos”, frisou.

O secretário-adjunto de Educação de Sobral, Amauri Gomes, agradeceu o convite da Semed e aproveitou para convidar o corpo técnico da rede pública municipal de ensino para participar fazer uma imersão técnica na Secretaria de Educação de Sobral (CE), bem como participar de cursos formativos daquele município, que é líder do Ideb.

Para a subsecretária de gestão educacional de Maceió, Noêmia Barroso, o momento é de motivação para os docentes . “Esse acordo é para fortalecer toda a rede, especialmente para os nossos resultados. Estamos com o projeto Se liga no Ideb! favorecendo a formação continuada dos professores dos 5º e 9º anos e gestores escolares. É um momento de integração e motivacional”, informou.

A subsecretária de gestão pedagógica de Maceió, professora Vilma dos Santos, explicou que este acordo é o início de uma nova fase, mas também a continuidade de um longo trabalho já desenvolvido. “Esse momento é grandioso para nós por estamos dando continuidade às ações que já vêm sendo desenvolvidas na rede de ensino de Maceió, então, agradeço a todos pelo empenho de esforços construindo a melhor educação que podemos oferecer”, disse.

Seminário

Além da assinatura da cooperação técnica, professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares assistiram, no período da manhã, as palestras “Compreendendo a escala de proficiência do Saeb”, ministrada pelo professor doutor Helciclever Barros; e “ Avaliação Diagnóstica e formativa: corrigindo rotas para avançar na aprendizagem”, apresentada pela professora Maria Fátima Holanda.

À tarde, o público prestigiou a palestra “Formação de gestores para uma gestão de processo baseado na liderança, no planejamento e no foco da aprendizagem” , com o professor-doutor Herbert Lima.

Também houve formações para os professores dos 5º e 9º anos, cujos temas abordados foram “A avaliação ao longo dos anos no município de Maceió”, com Ariana Viana; “Habilidades e competências de Língua Portuguesa”, com Daniela Pistori, Rosemary Varella; e “Habilidades e competências de Matemática”, com Juliana Baroni e Diogo Pinho.