Política

Alexandre Ayres entrega Comenda Omar Coêlho ao jurista Marcos Bernardes de Mello e ao desembargador Fábio Ferrario

Familiares de Omar Coêlho estavam presentes e também foram homenageados

Por 7Segundos com Assessoria 25/08/2023 09h09 - Atualizado em 25/08/2023 09h09
Alexandre Ayres entrega Comenda Omar Coêlho ao jurista Marcos Bernardes de Mello e ao desembargador Fábio Ferrario
A honraria, é de autoria de Alexandre Ayres, foi criada em homenagem ao advogado Omar Coêlho - Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) entregou a Comenda Omar Coêlho de Mello ao jurista Marcos Bernardes de Mello e ao desembargador Fábio Costa Almeida Ferrario, na tarde desta quinta-feira (24), no plenário Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL). “Um dia histórico”, ressaltou o parlamentar, ao condecorar duas grandes personalidades do meio jurídico alagoano.

A honraria, que é também é de autoria de Alexandre Ayres, foi criada em forma de homenagem ao procurador do Estado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), o advogado Omar Coêlho, falecido em maio deste ano, em decorrência de uma leucemia.

O jurista Marcos Bernardes de Mello, pai de Omar Coêlho, foi o primeiro a ser condecorado com a honraria. Em seu pronunciamento, Ayres reforçou as contribuições de Bernardes de Mello à sociedade alagoana e a sua brilhante trajetória profissional, destacando ainda que o homenageado ocupa posição de destaque no cenário nacional e construiu, ao longo de sua carreira docente, uma considerável produção bibliográfica, que serve como fonte de estudo para acadêmicos de todo o País. “Marcos Bernardes de Mello é um nome que faz jus ao título de doutor, não somente por ter preenchido as etapas formais, acadêmicas, da carreira universitária, mas por ser douto, no sentido de pessoa que tem um conhecimento extraordinário sobre uma ou muitas áreas do conhecimento, de ser erudito em nível fora do comum”, disse.

O deputado também reforçou que o homenageado é um dos maiores especialistas na obra e vida do genial conterrâneo Pontes de Miranda, sendo a maior referência acadêmica em todo o Brasil e no exterior, para estudo do enciclopédico autor do antológico Tratado do Direito Privado. “Repassar esses conhecimentos e essas lições é missão para mentes profundas e multifacetárias, é tarefa para poucos, apenas para corações e mentes de grande sabedoria e generosidade. O doutor Marcos Bernardes de Mello é essa pessoa, é esse vetor da ciência, é essa força de democratização do mais alto saber”, concluiu.

Bernardes de Mello também recebeu outras honrarias, a de Mérito Legislativo Tavares Bastos e a Jornalista Francisco Guilherme Tobias Granja. Ele agradeceu ao deputado Alexandre Ayres e ao Parlamento alagoano pelas homenagens e disse estar vivendo um momento especial em sua vida. Emocionado, pediu para seu neto, Marcos Bernardes de Mello Neto, fazer a leitura do discurso. “Aureliano Cândido Tavares Bastos, ilustre jurista, jornalista e o maior defensor da descentralização do poder. A maior honraria desta Casa de Tavares Bastos foi um federalista convicto, que marcou época no constitucionalismo. Tobias Granja, advogado, jornalista destemido, que teve sua vida ceifada muito cedo pela sanha assassina, é um exemplo de dedicação em defesa dos mais fracos. Omar Coêlho, advogado, intransigente da moralidade no trato da coisa pública e destemido na defesa da advocacia, galgou uma dos maiores patamares da advocacia pública em Alagoas e no Brasil. Aqui a homenagem é dupla e para mim sem tamanho”, disse.

O desembargador Fábio Ferrario também foi agraciado com a Comenda Omar Coêlho de Mello. Alexandre Ayres afirmou que o desembargador é um dos advogados mais prestigiados de Alagoas. "Com uma reputação justa, ele brilhou na profissão por 32 anos, desde sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, até sua posse como desembargador, em 2022", disse Alexandre Ayres no início de seu discurso. Ele também destacou a atuação de Fábio Ferrari entre 2001 e 2004 como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, quando "também se destacou nesta Casa, atuando como procurador-geral da Assembleia Legislativa de Alagoas". "Com uma liderança inquestionável na advocacia e projeção nacional, a representatividade imensa do advogado Fábio Ferrario refletiu-se no próprio processo de seleção dos nomes para compor a lista destinada a preencher a vaga do quinto constitucional no Tribunal de Justiça de Alagoas", completou o parlamentar.

Em seu pronunciamento, o desembargador Fábio Ferrario agradeceu a honraria e disse retornar à Casa Legislativa era um momento era motivo de júbilo, onde, segundo ele, teve a honra de exercer a advocacia pública no cargo de procurador-geral, preenchendo uma lacuna da minha vida profissional, afirmando ainda que ao longo de 32 anos de advocacia pode "exercer o ofício da advocacia pública", resumiu. "A tarde de hoje envolve um misto de emoções. É um momento que abrange dois dos sentimentos mais nobres da alma humana: a gratidão e a saudade. E assim devo expressá-lo. Esta comenda me traz à memória a imensa saudade que sinto pelo meu querido amigo Omar Coêlho de Mello", lembrou Ferrario sobre o advogado que dá nome à Comenda.

Estavam presentes, também, a viúva de Omar, Flávia Barros Coêlho, que recebeu uma homenagem feita pelo deputado Alexandre Ayres, além de diversos familiares, como filhas, irmãos, sobrinhos e primos.

Homenagem


Referência na advocacia alagoana, Omar Coêlho de Mello nasceu em Maceió, capital de Alagoas, em 20 de dezembro de 1960.

Em seus mais de 30 anos de vida pública, ele foi ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) por duas gestões, procurador-geral do Estado no Governo Manoel Gomes de Barros, presidente da Associação dos Procuradores do Estado por três gestões e presidente da Associação Nacional dos Procuradores. Sua formação em Direito deu-se na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A última função desempenhada por Omar tinha sido a de presidente do CSA, onde foi conselheiro por mais de três décadas.