Maceió

Caminhões são apreendidos em fiscalização de descarte irregular no Prado

Proprietários foram flagrados descumprindo o Código Municipal de Limpeza Urbana, que determina descarte correto de resíduos

Por 7Segundos com Secom Maceió 25/08/2023 16h04
Caminhões são apreendidos em fiscalização de descarte irregular no Prado
Caminhões são apreendidos em fiscalização de descarte irregular no Prado - Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

Em ações executadas, na última quinta-feira (24), e concluídas nesta sexta-feira (25), os fiscais da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em parceria com os agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e a Guarda Civil Municipal, apreenderam dois caminhões, cujos motoristas foram flagrados realizando o descarte irregular de resíduos em um terreno localizado no bairro Prado, parte baixa de Maceió.

No flagrante foi constatado que os resíduos descartados de forma irregular eram restos de construção civil e móveis inservíveis, que poderiam ser encaminhados para um Ecoponto, serviço ofertado de forma gratuita pela Prefeitura de Maceió.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, que acompanhou as abordagens, ressaltou a importância da ação e do mapeamento feito pela equipe da autarquia.

"Temos diversos pontos de lixo mapeados e agora estamos atentos aos principais horários de descarte. Sendo assim, nossos flagrantes vão ser mais frequentes, punindo de forma exemplar, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, as pessoas que não dão a destinação correta para o resíduo gerado", disse.

O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, aponta que as ações são essenciais para coibir o descarte irregular.

“A integração das equipes garante a excelência da operação. A Semsc atua na inteligência que precede o flagrante. Fazemos todo o reconhecimento das áreas onde esses indivíduos depositam o lixo e, posteriormente, garantimos a segurança dos envolvidos na operação durante a abordagem. Essas ações servem de exemplo para que os autuados procurem os pontos de descarte regular”, destacou o secretário.

Os veículos apreendidos foram guinchados para a sede da Alurb, no Jaraguá, e deverão ficar lá até que os proprietários acertem a parte burocrática da autuação, fazendo sua defesa dentro de um prazo de 15 dias, apresentando-se na autarquia. As multas para tais delitos podem chegar até R$ 12 mil, a depender da quantidade e do material descartado.

"Realizamos diversas atividades de educação ambiental, ofertamos os Ecopontos para o descarte de restos de construção civil e a coleta de volumosos, todos de forma gratuita, para que o cidadão seja parceiro da Prefeitura de Maceió e faça o descarte correto. Mas, infelizmente, ainda existem as pessoas que escolhem executar um crime ambiental como estes, sujando a cidade", completou Teófilo.

Na semana passada, outro veículo foi apreendido, no mesmo local, realizando o despejo de centenas de recicláveis, material que poderia ser encaminhado para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo ou entregue para a Coleta Seletiva porta a porta, realizada pelas cooperativas parcerias da Prefeitura de Maceió.