Transporte

DMTT e Semuc atuam para conscientização de motoristas de ônibus

Ações com taxistas e motoristas de ônibus focaram no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

Por Secom Maceió 27/08/2023 07h07
DMTT e Semuc atuam para conscientização de motoristas de ônibus
DMTT e Semuc atuam para conscientização de motoristas de ônibus - Foto: Semuc

A equipe de Educação no Trânsito do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió apoiou uma série de ações da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), em prol do “Agosto Lilás”. A campanha tem como objetivo o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, o que inclui também a presença feminina em transportes coletivos, como ônibus e táxis.

Foram quatro dias de atividades durante a semana, três delas com motoristas de ônibus, nos terminais do Benedito Bentes, Vergel do Lago e Cruz das Almas; e uma com motoristas e permissionários de táxi, no Sest-Senat.

“A importância de ações como essas, com foco nos transportadores, é grande. Eles atendem mulheres durante o dia de trabalho e conscientizar esses profissionais para situações que possam acontecer no dia a dia, como assédio, riscos físicos, entre outros, é fundamental”, comentou Inês Pessoa, assessora de Educação do DMTT.

As ações conjuntas começaram na terça-feira, 22, no curso de atualização para taxistas e permissionários de táxi de Maceió, realizado na sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat). A equipe da Semuc conversou com os profissionais no início da aula e falou sobre o respeito às mulheres, conduta durante o atendimento e violência doméstica.

Taxista há mais de seis anos, Mac Dovwell relatou sua experiência ao participar do curso. “É importante que essa informação seja passada para a categoria e que todos adquiram os conhecimentos para que, assim, possamos transmitir e praticar essa segurança para as mulheres que buscam nossos serviços. Os profissionais do DMTT juntamente com a Semuc estão de parabéns”, pontuou.

Nos dias 23, 24 e 25, as ações aconteceram nos terminais do Benedito Bentes, Vergel e Cruz das Almas, respectivamente. O foco foi a conscientização dos motoristas de ônibus para a relação com as usuárias. Além da conversa com os profissionais, foram entregues panfletos e cartilhas explicando a atualização da Lei da Parada Segura, que garante o embarque e desembarque de mulheres fora do ponto regular, a partir das 20h, desde que esteja no itinerário da linha.

Foram discutidos temas como importunação sexual, abuso sexual, estupro e violência física contra as mulheres. “Foi uma semana proveitosa. A mensagem foi passada aos profissionais e a capacitação dessas categorias para o comportamento com as usuárias do transporte coletivo é fundamental”, disse a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes. “Importante destacar que o que falamos não se aplica apenas para os momentos em serviço, em ônibus ou táxis, mas em casa, no convívio com suas esposas, filhas e outras mulheres”, complementou a gestora.