Direitos Humanos

Trabalho de Rodrigo Cunha faz Alagoas ganhar unidades da Casa da Mulher Brasileira

Ministra vem ao estado para lançar programa

Por 7Segundos com Assessoria 28/08/2023 13h01
Trabalho de Rodrigo Cunha faz Alagoas ganhar unidades da Casa da Mulher Brasileira
Rodrigo Cunha acompanhado de ministra - Foto: Assessoria

Alagoas está próximo de ganhar suas primeiras unidades da Casa da Mulher Brasileira. A Casa é um projeto inovador do Ministério das Mulheres voltado ao atendimento humanizado, integrando no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. E a vinda do programa para Alagoas é fruto de um pedido do senador Rodrigo Cunha (Podemos), feito diretamente à ministra das Mulheres Cida Gonçalves em reunião realizada em Brasília.

A ministra estará em Maceió nesta terça-feira (29) e quarta (30), e já realiza visita em terrenos que vão receber os equipamentos na capital alagoana. “Fiz esta solicitação no começo de agosto, quando me reuni com a ministra Cida em nosso gabinete no Senado. E mais: vamos lutar para que a bancada se una e destine emenda coletiva para a construção, manutenção e ampliação do programa Casa da Mulher Brasileira em Alagoas. Esta ação é prioritária rumo à mais atenção, dignidade, garantia de direitos, respeito e combate à violência contra as mulheres”, destacou Rodrigo Cunha.

Na Casa da Mulher Brasileira são ofertados serviços com acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. Tudo voltado ao atendimento de mulheres, especialmente as vítimas de violência. A Casa facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.

Rodrigo Cunha vem se destacando na defesa da pauta feminina no Congresso Nacional, com a proposição e aprovação de projetos de impacto em todo o país. Um exemplo foi o projeto aprovado e sancionado pela Presidência da República que obriga a criação e manutenção nos 27 estados brasileiros de Delegacias da Mulher com funcionamento 24 horas, 7 dias por semana. O senador alagoano também destinou milhões em recursos federais para projetos de empoderamento feminino, geração de renda e emprego e economia solidária com foco nas mulheres alagoanas.