Polícia

Polícia recebe 300 denúncias de maus-tratos contra animais em 2023

Bairro do Pinheiro, em Maceió, contabilizou mais de 60 mortes desde o começo do ano

Por 7Segundos com TV Pajuçara 30/08/2023 15h03
Polícia recebe 300 denúncias de maus-tratos contra animais em 2023
Delegado Robervaldo Davino - Foto: Ascom/PC

A Polícia Civil de Alagoas (PC-AL) já recebeu 300 denúncias e 113 boletins de ocorrência foram feitos de maus-tratos contra animais somente em 2023. Um dos locais afetados pela mineração da Braskem, o bairro do Pinheiro em Maceió, registrou mais de 60 mortes desde o começo do ano, a maioria envenenada.

Os dados são da ONG SOS Pet Pinheiro, que conta com 17 voluntários e moradores da região para apurar a situação. Segundo a coordenadora, Elisa Moraes, o número está subnotificado, uma vez que o grupo não consegue acessar todas as áreas dos mais de 2,4km da região.

“Boa parte das mortes são envenenamento, pauladas, mortes suspeitas. Parece que as pessoas vêm até o local para maltratar os animais”, lamentou Elisa.

O delegado Robervaldo Davino, da delegacia que investiga crimes contra animais, disse que as maiores vítimas são gatos, cachorros e animais que puxam carroças. “Tudo isso nós investigamos”.

A polícia já enviou 34 inquéritos ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) e quatro flagrantes foram mandados direto para a Justiça.