Justiça

Ministério Público promove audiência pública para discutir pavimentação no Francês e comissão será formada para acompanhar as obras

A audiência foi comandada pelo subprocurador-geral Administrativo Institucional, Lean Araújo, e pela promotora de Justiça Maria Luisa Maia Santos.

Por 7Segundos com Assessoria 30/08/2023 16h04
Ministério Público promove audiência pública para discutir pavimentação no Francês e comissão será formada para acompanhar as obras
Ministério Público de Alagoas (MPAL) - Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado de Alagoas reuniu a população e os poderes públicos, nesta terça-feira (30), durante audiência pública, para discutir a pavimentação asfáltica do Francês, povoado localizado no município de Marechal Deodoro. Ao final dos debates, ficou acordado que uma comissão será formada por representantes da comunidade e da prefeitura para que os moradores possam acompanhar de perto as obras que estão sendo realizadas, ao tempo em que também possam fazer as reivindicações que entenderem necessárias. Os trabalhos serão acompanhados de perto pelas promotorias de Justiça daquela comarca.

A audiência foi comandada pelo subprocurador-geral Administrativo Institucional, Lean Araújo, e pela promotora de Justiça Maria Luisa Maia Santos. “Estamos aqui para debater uma importante política pública que tem relação com o direito de ir e vir das pessoas. Debater o tema com maturidade é fundamental para que saiamos daqui com o encaminhamento necessário à resolução do problema. Por isso, extrair o diálogo para que construamos um planejamento executável é a nossa meta. Vamos discutir os caminhos que interessam a todos nós. Busquemos a solução, foquemos na resolução dos conflitos e criemos os mecanismos capazes de trazer aquilo que é esperado por cada um que está aqui neste auditório”, propôs Lean Araújo.

Maria Luisa Maia continuou o discurso na mesma linha: “Queremos construir uma calendarização para que possamos ir solucionando esse problema a curto, médio e longo prazo. É importante também lembrarmos que o Ministério Público já tem uma ação ajuizada que requereu a pavimentação do Francês justamente porque entende que essa é uma demanda que tem que ser resolvida com urgência. A população necessita desse serviço”, disse ela.

Jackson Bittencourt, morador da região, usou seu espaço de fala e fez cobranças ao município: “Quais ruas serão asfaltadas? Elas serão niveladas com as outras que estão no entorno? Terão lombadas? A prefeitura vai cobrir os esgotos a céu aberto? Incluirá podas de árvores nessas obras? E quanto a BRK, a empresa seguirá fornecendo água nos locais onde os serviços estão sendo realizados? Precisamos de transparência, já que não temos informações sobre o que está sendo feito”, declarou.

Victor de Almeida, secretário municipal de Obras e Infraestrutura, alegou que a Prefeitura de Marechal Deodoro vai contemplar oito ruas com esse projeto atual e que, para a concretização dos serviços, também está realizando, de forma paralela, um trabalho de drenagem em alguns bairros do Francês.

Ele também alegou que as informações sobre a obra são públicas e estão disponíveis nas placas afixadas nos locais onde os serviços estão sendo realizados.

Comissão


Como encaminhamento, ficou acordado que uma comissão será formada por representantes da comunidade e do poder público. Cada segmento terá cinco dias, a partir desta terça-feira (30), para enviar os nomes à promotora Maria Luisa Maia, de modo que ela possa oficializar a criação do grupo, que poderá acompanhar de perto os trabalhos e fazer as cobranças necessárias ao município.